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edição de 9 de outubro de 2017

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Seguindo caminho

Seguindo caminho de grandes clubes fora do Brasil, como PSG, Valencia, Manchester City e River Plate, entre outros, o Flamengo anunciou na semana passada seu novo time de esportes eletrônicos. Segundo Daniel Orlean, vice- -presidente de marketing do rubro-negro, a iniciativa faz parte do movimento de internacionalização da marca do clube. “Os e-Sports têm teor internacional por natureza. Os fãs de qualquer lugar no mundo podem acompanhar as partidas e seus ídolos pela internet. Nossa ideia é montar um time compedigitAL Live Arena chega para fomentar mercado de esportes eletrônicos Espaço dos sócios da Aktuellmix receberá competições e palestras que devem contribuir para a profissionalização do segmento no país Danúbia Paraizo Foi-se o tempo em que o universo game era visto como coisa de criança. Com expectativa de movimentar no mundo US$ 1,5 bilhão em 2020, o mercado de esportes eletrônicos (e-Sports) encontrou no cenário brasileiro espaço para se desenvolver, somando mais de 66 milhões de jogadores, segundo a Newzoo, especializada no segmento. Impulsionado pela popularidade de games como League Of Legends e EA Fifa, entre outras franquias, levando o Brasil ao posto de 13º maior mercado do mundo, os esportes eletrônicos têm chamado a atenção de marcas e patrocinadores. Pensando em centralizar as discussões sobre profissionalização do setor, além de sediar grandes eventos, competições dos jogos e palestras, chega a São Paulo a Live Arena. Idealizada por Rodrigo Rivellino, presidente da agência Aktuellmix, a nova casa traz conceito multiuso, com ob- Flamengo busca internacionalização de marca com novo time de e-Sports Rodrigo Coca/Divulgação Rodrigo Rivellino, da Aktuellmix, quer contribuir para a profissionalização dos e-Sports jetivo de se tornar ponto de encontro para clubes, players, fãs e influencers. Segundo o executivo, a ideia é que o espaço fomente e ajude a desenvolver a cultura dos games e esportes eletrônicos por meio da educação, além de experiências “vivas” e imersivas para seus visitantes. Como representante dessa bandeira, o ex-jogador de futebol e comentarista Caio titivo, participar de campeonatos mundiais, ultrapassando todas as barreiras físicas”. O pontapé inicial do Flamengo na nova empreitada será na próxima terça-feira (10), quando começam as seletivas nacionais para o Mais Querido, como foi batizado o time. A partir de janeiro de 2018, a equipe estreia no Circuito Desafiante, divisão de acesso do Campeonato Brasileiro de League Of Legends (LOL). Além do time principal, o clube contará também com uma equipe de base. Ambas vão treinar no gaming office do clube, centro de treinamen- Ribeiro será o embaixador da arena, como explica Rivellino. “O Caio vem fazendo essa conexão de propagador do esporte. Ex-esportista, virou comentarista de TV e formador de opinião e está diretamente envolvido no universo de games. Queremos trazer essa experiência, essa visão de como conectar esse universo com as marcas”. Segundo o executivo, essa to aos moldes do futebol, onde terão apoio de nutricionistas e todo o corpo de equipe técnica. O clube já está em negociações avançadas com o parceiro que vai apoiar o espaço, e ainda este ano anunciará o patrocinador. Outra marca que está com o clube na inciativa é a Adidas, que vai fornecer os uniformes das equipes. Com audiência crescente, principalmente entre o público jovem, o Brasil é o terceiro lugar no quesito, atrás apenas de Estados Unidos e China. A posição é atraente para anunciantes que desejam estabeé uma oportunidade de disseminar o potencial do mercado, ainda restrito apenas a eventos pontuais. “O mercado que tanto se fala de game, mas ainda é muito pequeno, restrito a final do campeonato de League Of Legends, e depois passa o ano inteiro sem falar mais a respeito. O segmento é muito mais rico”. A Live Arena tem em sua formação societária os mesmos sócios da Aktuellmix, e está localizada na Vila Leopoldina, em São Paulo, no mesmo grupo de galpões da agência. A decisão é estratégica e visa agregar o know-how da empresa ao novo negócio. “Queremos nascer e construir, com parcerias, um novo conceito, agregando e contribuindo de forma profissional, consistente e única dentro deste universo. Possuímos uma grande estrutura, networking e experiência em estratégias de comunicação, marketing e eventos nesses últimos 18 anos de existência da Aktuellmix”, destaca Rivellino. lecer um novo vínculo com o público. Pensando nisso, o Flamengo confirmou seu primeiro parceiro de conteúdo, a Twitch. TV., do grupo Amazon. Principal plataforma dedeos sobre e-Sports do mundo, o site acumula mais de 800 milhões de horas de streaming consumidas só no Brasil em 2016. A chegada do rubro-negro nos segmento foi estruturada pela Cursor eSports, que vai assessorar o clube. A empresa é especializada em criação de projetos proprietários e posicionamento das marcas no universo dos esportes eletrônicos. DP 26 9 de outubro de 2017 - jornal propmark

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