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edição de 9 de julho de 2018

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marcas Kaiser escala “futebol raiz” para ganhar campo no marketing Cerveja sai do lugar-comum e celebra o resgate de valores do esporte com a irreverência dos ex-jogadores Vampeta, Túlio e Dadá Maravilha Túlio, Vampeta e Dadá Maravilha: originalidade e desenvoltura do trio de ex-jogadores pautou a escolha da Kaiser para a campanha Renato Rogenski Nada de Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar. Na contramão de tudo que anda sendo trabalhado pelas marcas na relação com o esporte mais popular do planeta, no último dia 2, a Kaiser convocou os ex- -jogadores Vampeta, Túlio e Dadá Maravilha para um bate- -papo ao vivo em suas páginas no Facebook e no YouTube. O assunto? O futebol “de raiz”, como era antigamente, sem a midiatização excessiva dos craques, as chuteiras coloridas, o gel no cabelo e outras particularidades do esporte atual. A “resenha”, que foi mediada pela página de humor Cenas Lamentáveis, é parte da campanha Pela Volta do Futebol de Verdade, criada pela Talent Marcel para a marca de cerveja em abril deste ano. O mais interessante na escolha da temática é que o pontapé inicial para os insights da campanha saiu do próprio consumidor. “O target de Kaiser é o público masculino que valoriza essas coisas tradicionais, sinceras e diretas, sem frescuras. Conversando, estudando e monitorando nossos consumidores, descobrimos que ele é apaixonado pelo ‘futebol de verdade’, como era antes”, diz Gustavo Hilla, gerente de marketing da Kaiser. Com a abordagem definida, alinhada com o território que a empresa chama de ‘masculinity’, o primeiro passo foi a preocupação em encontrar uma linha que abordasse a masculinidade sem escorregar em um viés machista. E se não é muito difícil pensar no trio levado a campo pela marca para representar esse futebol “raiz” e irreverente, a escolha ficou ainda mais fácil quando agência e departamento de marketing da cerveja beberam nas fontes do passado. Em 2016, a Kaiser já havia escalado Vampeta para conduzir uma série de entrevistas chamada A Volta do Futebol com Bolas nas redes sociais da marca. Duas das entrevistas de maior sucesso foram justamente com Túlio e Dadá Maravilha. O movimento de Kaiser também surge num período em que algumas páginas de Facebook e grupos independentes se unem para celebrar essa volta ao passado no esporte, anteriormente mais original, mais rústico e menos pasteurizado. “Escolhemos o pessoal do Cenas Lamentáveis justamente por compartilhar o mesmo pensamento e incentivar a retomada desses valores. Unir forças é importante para verbalizar o futebol de verdade e amplificar nossa voz”, explicou Gustavo. Para que a mensagem fique ainda mais redonda no ambiente digital, a Kaiser tem escolhido o caminho de uma linguagem irreverente. Além do filme principal da campanha, por exemplo, a marca divulgou pílulas de conteúdo online em “O target de Kaiser é O públicO masculinO que valOriza essas cOisas tradiciOnais, sinceras e diretas” Divulgação que os ex-jogadores vestiam camisetas com algumas de suas frases históricas, como a famosa “Com Dadá em campo, não tem placar em branco”, dita por Dadá Maravilha. Outro cuidado que a marca tem é o de explorar o “futebol de verdade”, mas sem depreciar coisas boas no esporte de hoje. “O que interessa no ‘futebol raiz’ é o amor pela camisa. Agora, time organizado, estádio moderno, clube funcionando direito, isso todo mundo quer e nunca vamos criticar”, disse Marcello Droopy, diretor de criação e interatividade da Talent Marcel. De certa forma, essa conexão com os campos e a essência do esporte é algo que já vem do passado. Não à toa, a marca foi durante muito tempo a maior patrocinadora do futebol amador no país, principalmente por meio da Copa Kaiser. A novidade? A empresa olha com carinho a possibilidade de voltar a realizar o campeonato. 38 9 de julho de 2018 - jornal propmark

marcas LG apresenta os modelos G7 Thinq e V35 Thinq ao mercado brasileiro Empresa aposta na inteligência artificial para conquistar o consumidor Divulgação Alisson Fernández amos retomar a briga pelo mercado “Ve a liderança da área de smartphones”, disse Cesar Byun, presidente da LG no Brasil, durante lançamento dos modelos de smartphones G7 Thinq e V35 Thinq, em São Paulo. O novo integrante da família G, que já está disponível nas principais lojas de varejo e operadoras, traz câmera com inteligência artificial, que otimiza as fotos automaticamente com reconhecimento do objeto, display superbrilhante, alto-falante boombox, que realça o som dos graves, e tecla lateral dedicada ao Google Assistant, que fará com que o consumidor não precise dizer ‘Ok Google’ para realizar buscas. “Continuamos com a nossa herança de trazer sempre o melhor para a família G. A tecnologia só é adotada se for fácil de usar. Com o G7 a pessoa abre a câmera, seleciona a opção e está pronto. Se não for simples, o consumidor não adota. Então, isso para a LG foi primordial quando desenvolvemos o produto. Estamos bem animados com esse lançamento e a nossa expectativa é grande”, revela Marcelo Santos, gerente de produtos da LG no Brasil. Com uma comunicação diferenciada, a campanha realizada pela agência Young & Rubicam terá ações na TV paga, cinema, PDV, digital e ainda contará com participação da boy band sul-coreana BTS. “Teremos uma estratégia combinada. A banda BTS é forte no Brasil, mas está dentro de um target jovem, por isso, vamos trabalhar com eles mais no digital. Também teremos uma campanha de conteúdo mais focada em produto destinada para um target mais adulto. Como uma empresa de inovação e pioneirismo temos o papel de educar o consumidor no uso das novas tecnologias”, afirma Bárbara Toscano, diretora de marketing da LG no Brasil. Outro lançamento anunciado foi o V35 Thinq. A família V já havia sido lançada em outros países, mas, desta vez, atendendo ao pedido dos consumidores, a marca conseguiu trazer a série ao país. Com lançamento previsto para agosto, o novo smartphone conta com tela Oled FullVision de seis polegadas, câmera dupla com inteligência artificial, que oferece 19 modos de foto, e áudio imersivo de alta definição. Novos modelos G7 Thinq e V35 Thinq chegam para reforçar as linhas de smartphones premiums da LG no Brasil jornal propmark - 9 de julho de 2018 39

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