Views
9 months ago

edição de 8 de janeiro de 2018

  • Text
  • Mercado
  • Janeiro
  • Ainda
  • Marca
  • Propmark
  • Digital
  • Jornal
  • Marcas
  • Marketing
  • Economia

we mkt Orla/iStock

we mkt Orla/iStock Dinossauros ensandecidos “Breve a loucura, longo o arrependimento” Schiller Francisco Alberto Madia de Souza Brastemp - A história toda começa com uma empresa chamada Brasmotor, que fabricava peças para a indústria automobilística. No ano de 1945, no final da 2ª Grande Guerra. Durante alguns anos, chegou também a montar carros para Chrysler e Volkswagem. Em 1954, diante da chegada das montadoras de automóveis ao Brasil, começa a fabricar refrigeradores, que batiza de Brastemp. Brasmotor + Temperatura = Brastemp. Salta para 1991. Consagra-se na campanha histórica e magistral criada pela agência de Julio Ribeiro, a Talent: O bordão Não é assim nenhuma Brastemp toma conta do Brasil. E ainda hoje muitas pessoas repetem... (menos a Brastemp!) Em síntese, uma empresa consagrada, líder em seu território de atuação, indústria, fabricando e comercializando produtos de consumo, a tal de linha dura e ou branca, através da rede de revendedores, extremamente bem-sucedida, e uma marca, finalmente, mais que consagrada. E ainda uma competente rede de assistência técnica. Início do novo milênio, tentações em conseguir produtos capazes de produzir receitas recorrentes. Assim nasceram, em 2003, os purificadores de água Brastemp. Não mais vendidos, alugados mediante assinatura, com outro tipo de prestação de serviços, com instalação, com outro tipo de comercialização, com atendimento e relacionamento direto com o consumidor final, enfim, embora na aparência muito parecido com o que a Brastemp fez até então, não tinha absolutamente nada a ver com a Brastemp. Os cuidados básicos e elementares no desenvolvimento de produto não foram respeitados e nem obedecidos até porque era uma atividade nova, que não fazia parte da cultura da empresa, e, como não poderia deixar de ser, os purificadores foram e continuam sendo, quase 15 anos depois, um desastre. Até hoje um Money Loser — perdedor de dinheiro —, mas, e pior que isso, a negação e ou afirmação que a Brastemp não é mais uma Brastemp. Durante os primeiros anos, recordista de reclamação nos sites especializados e no Procon. Vazamentos, instalação inadequada, não instalação, cobrança indevida, falta de manutenção, impossibilidade de cancelamento, quando se consegue o cancelamento a Brastemp continua cobrando por meses e anos seguidos, uma tragédia só. A pergunta que não quer calar: por que a Brastemp foi se meter num negócio que não tem nada a ver, absolutamente nada, com seu verdadeiro e único DNA? Unilever - Um novo desastre de proporções iguais ou semelhantes ao purificador da Brastemp entrou em campo meses atrás pela negligência, preguiça, irresponsabilidade e descuido de uma das maiores empresas do mundo: a Unilever. Colocando em risco e comprometendo uma das três marcas de maior valor do Brasil: OMO. 14 de novembro de 2016, onde começa o descalabro, onde decola a tragédia. Release da Unilever: “A marca de sabão em pó OMO deixará, a partir de hoje, de ser vendida apenas em supermercados e passa a frequentar a casa de seus consumidores pelo menos duas vezes por semana. OMO Express, uma lavanderia online que retira, lava, passa e entrega as roupas das pessoas em suas casas...”. Socorro!!! Aí fui conferir o depoimento de algumas pessoas que já usavam os serviços OMO Express: “Serviço ruim e sumiço de camisas... remessa inteira sumiu... camisa social sem entrega por duas semanas... não devolveram o tapete que enviei para ser lavado...” e por aí vai. Um desastre sob todos os ângulos, aspectos e dimensões. De novo, as tais de ideias criativas e inovadoras que ferram um negócio, que não foram analisadas com sensibilidade, competência e isenção. Negócios que, como nos alertou Peter Drucker, se derem certo, praticamente não alteram os resultados, mas que, se derem errado, causam prejuízos descomunais e definitivos. Quando os dinossauros vão acordar... Nunca! Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing famadia@madiamm.com.br 42 8 de janeiro de 2018 - jornal propmark

curtas Prefeitura de SP libera banheiros públicos para publicidade Fotos: Divulgação O prefeito de São Paulo, João Doria, decretou, na semana passada, a lei que permitirá a concessão para gestão de três modelos de banheiros públicos na cidade. Por meio de concorrência, as empresas interessadas em fazer a implementação, gestão e comercialização publicitária do mobiliário urbano terão contrato de até 30 anos com a Prefeitura. Passado o período, as peças se tornam patrimônio público. As informações sobre padronização dos equipamentos, suas características, localização e distribuição na cidade, bem como quais critérios e formatos de publicidade, serão divulgadas posteriormente, no edital de licitação a ser aberto pela São Paulo Obras. A lei, já aprovada, agora tem 60 dias, a partir do último dia 5, quando saiu no Diário Oficial, para ser regulamentada. Protótipo de banheiro público apresentado pela Prefeitura no Largo do Arouche, região central da cidade Veet tem Camila Queiroz A atriz Camila Queiroz estrela a campanha de verão de Veet, Dançando na Rua, e deve continuar como garota- -propaganda da marca pelos próximos dois anos. “Nossa escolha para este verão foi embasada no alto potencial de A atriz Camila Queiroz Camila Queiroz. Ela representa a mulher com quem queremos falar: alguém independente e descomplicada, pronta para o dia a dia”, explica Mariel Bari Graziano, gerente de marketing de Veet. A marca apresentou crescimento de 16% em vendas, no ano móvel (período de 12 meses) encerrado em novembro de 2017. “Além de conversar com o nosso público alvo, a atriz passa uma imagem confiável e é uma das celebridade com a qual as consumidoras mais se identificam”, conta Mariel. A campanha, assinada pela BETC/ Havas, terá veiculação em TV aberta e paga, além de posts patrocinados em redes sociais. Revistas se unem em campanha Ação visa estimular leitura e aumentar vendas A Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), a Total Publicações e outras 12 editoras se uniram pela primeira vez em uma campanha para levar leitores às bancas. A ação Juntou, Trocou começa este mês, vai até o fim de março e tem mais de 250 títulos envolvidos. Participam as editoras Abril, Alto Astral, Caras, DJ, EdiCase, Ediouro, Escala, Europa, Globo, Pais & Filhos, Três e Radha. O leitor que juntar três selos de cores diferentes e colar na cartela disponível dentro das edições participantes pode fazer a troca por uma nova revista ou um combo de publicações. A iniciativa busca valorizar as bancas e atrair leitores para o ponto de venda. Globo fecha cotas para BBB18 Tiago Leifert é o apresentador da atração na Globo A Rede Globo vendeu seis cotas de patrocínio para o BBB18. Os patrocinadores do reality deste ano são Guaraná Antarctica, Sadia, Cerveja Itaipava, Nestlé, Pagseguro e Walmart. Foram comercializadas todas as cotas abertas. Outra boa notícia é a entrada de quatro novas marcas na atração, no caso a BRF, Nestlé, Pagseguro e Walmart. No ano passado, o programa foi ao ar com apenas quatro patrocinadores: Ambev, Claro, Magazine Luiza e Itaipava. A emissora também já iniciou a campanha para divulgar o programa, que estreia no próximo dia 22, com apresentação de Tiago Leifert. A Globo trabalha para o reality o conceito BBB - O lugar onde todo mundo quer estar. Diretor e Jor na lis ta Res pon sá vel Ar man do Fer ren ti ni Editora-chefe: Kelly Dores Editores: Neu sa Spau luc ci, Paulo Macedo, Alê Oliveira (Fotografia) Editoras-assistentes: Cristiane Marsola e Mariana Zirondi Repórteres: Alisson Fernández (SP), Danúbia Paraizo (SP), Jéssica Oliveira (SP), Claudia Penteado (RJ) Editor de Arte: Adu nias Bis po da Luz Assistente de Arte: Lucas Boccatto Revisor: José Carlos Boanerges Site: propmark.com.br Redação: Rua Fran çois Coty, 228 CEP 01524-030 – São Pau lo-SP Tels: (11) 2065-0772 e 2065-0766 e- mail: re da cao@prop mark. com.br Departamento Comercial Diretor: Renato Resston resston@editorareferencia.com.br Tels.: (11) 2065-0743 e (11) 94783-1208 Gerentes: Monserrat Miró monserrat@editorareferencia.com.br Tel.: (11) 2065-0744 Sergio Ricardo sergio@editorareferencia.com.br Tel.: (11) 2065-0750 Diretor Executivo: Tiago A. Milani Ferrentini tferrentini@editorareferencia.com.br Consultora de Marketing: Tatiana Milani Ferrentini tatiana@editorareferencia.com.br Departamento de Assinaturas Coordenadora: Regina Sumaya regina-sumaya@editorareferencia.com.br Assinaturas/Renovação/ Atendimento a assinantes assinatura@editorareferencia.com.br São Paulo (11) 2065-0738 Demais estados: 0800 704 4149 O PRO PMAR K é uma pu bli ca ção da Edi to ra Re fe rên cia Ltda. Rua Fran çois Coty, 228 - São Pau lo - SP CEP: 01524-030 Tel.: (11) 2065-0766 As ma té rias as si na das não re pre sen tam ne ces sa ria men te a opi nião des te jor nal, po den do até mes mo ser con trá rias a ela. jornal propmark - 8 de janeiro de 2018 43

edições anteriores

Receba nossa newsletter

CADASTRAR

© Copyright 2000-2017 propmark o jornal do mercado da comunicação. Todos os direitos reservados.