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edição de 6 de agosto de 2018

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mercado Brazil Promotion

mercado Brazil Promotion ativa negócios e privilegia experiência para marcas Evento atraiu 12 mil profissionais de setores como live marketing, eventos merchandising e marketing digital; Promoview lança anuário do segmento Felipe Turlão Brazil Promotion, que teve A sua 16ª edição realizada na semana passada, tem a expectativa de gerar R$ 12,5 milhões em negócios impulsionados nos corredores do evento, que atraiu 12 mil visitantes e 200 expositores ao Transamérica Expo, em São Paulo. Os mercados de live marketing, merchandising no ponto de venda, eventos e marketing digital estiveram reúnidos em um novo formato de evento, criado para facilitar o networking, compartilhar conteúdos e possibilitar experiências. “Criamos um formato para promover engajamento, experiência, networking e permitir que todos ganhem destaque, sejam eles marcas, expositores e visitantes. A nova Brazil Promotion vai ao encontro dos anseios e desejos dos nossos públicos de relacionamento e a nossa constante busca por novidades”, explica Auli De Vitto, diretor da Brazil Promotion. A feira reúne segmentos importantes da comunicação. “O setor de live marketing, por exemplo, deve girar R$ 50 bilhões neste ano, envolvendo mais de 12 mil empresas, englobando marketing digital, brindes, fornecedores de serviços para eventos e merchandising no PDV, soluções gráficas, produtos promocionais e presentes corporativos, além das agências. Esse universo oferece 96 mil empregos diretos e corresponde a cerca de 3% do PIB brasileiro”, destaca De Vitto. A grande mudança estrutural da Brazil Promotion neste ano foi transformar as “ruas convencionais” que compunham a estrutura do evento em “ruas orgânicas” que circundaram 12 ilhas de experiências. Em formato de octógono, esses clusters se propuseram a promover mais interação entre visitantes e expositores. Cada Feira Brazil Promotion atraiu 12 mil visitantes e expectativa é de movimentar R$ 12,5 milhões com os seus 200 expositores ilha comportava até oito estandes, mantendo no centro áreas de experiência e interação com programação de conteúdo. Os clusters tiveram uma programação variada, distribuída em dois pavilhões que reuniam os 200 estandes com as principais novidades em marketing digital, merchandising no PDV, serviços para eventos, soluções gráficas, produtos promocionais, presentes corporativos e brindes, dentre outros. Entre as ilhas mais interessantes estavam a PDV ao Vivo, uma concepção de loja do futuro, com recursos de alto impacto, além de equipamentos, instalações, ideias e ações para merchandising no ponto de venda; a Imersão Cenográfica, local ideal para contemplar e fotografar um ambiente surreal para um pavilhão de exposições, e o Papo Gourmet, onde os presentes receberam dicas, além de participarem de experiências na preparação de pratos especiais e ainda degustar azeites, temperos e doces. Além disso, a Retail Design Institute Brasil e o IDEM (Inovação e Desenvolvimento Estratégico do Mercado) patrocinaram a ilha Papo Reto PDV, onde especialistas debateram o trade marketing. A Associação de Marketing Promocional (Ampro) comemorou os seus 25 anos com três dias de palestras organizadas por seu Grupo de Estudos Avançados (GEA), no espaço Papo Reto Ampro 25 anos. Já o Promoview, o ABC da Comunicação e a Revista Live Marketing forneceram o conteúdo para o cluster Papo Reto Live Marketing. Além das ilhas, outra novidade da feira foram os Hubs, 15 pontos de encontro situados “EssE univErso ofErEcE 96 mil EmprEgos dirEtos E corrEspondE a cErca dE 3% do piB BrasilEiro” Fotos: Divulgação 30 6 de agosto de 2018 - jornal propmark

entre os clusters. Esses locais serviram como verdadeiras praças de encontro compostos por lounges, food bikes ou promoveram atividades de networking com objetivo de criar oportunidades de contatos entre os participantes ou, simplesmente, permitiram um momento de descanso. A nova versão da Brazil Promotion conta ainda com o Networking Experience, que são ações lúdicas para estimular o trabalho em equipe e relacionamento entre visitantes da feira. Todas as atividades foram desenvolvidas pela empresa Rise Desenvolvimento Humano. anuário Empresas e profissionais especializados em ações promocionais, de ponto de venda e eventos corporativos uniram- -se para publicação da sétima edição do Anuário Brasileiro de Live Marketing, lançado oficialmente na semana passada. Sob a coordenação de Julio Feijó Neto, editor do Promoview, a publicação, neste ano, homenageia os 25 anos da Associação de Marketing Promocional (Ampro), e está sendo distribuída gratuitamente para 3 mil tomadores de decisão das áreas de marketing, publicidade e compras, além de universidades. O material traz um portfólio com agências e cases de live marketing de todo o Brasil, além de dados sobre a Ampro, pesquisas, infográficos e demais conteúdos compilados pelo Promoview. Há ainda prefácios de executivos da entidade, no caso, Celio Ashcar Jr. (chairman), Wilson Ferreira Jr. (presidente) e Bazinho Ferraz (presidente do conselho), e um material especial sobre um dos principais eventos do setor, o Salão do Automóvel. “O anuário busca contemplar e reconhecer O Anuário Brasileiro de Live Marketing presta na edição deste ano uma homenagem à Ampro, entidade corporativa do trade de promo “o anuário Busca contEmplar E rEconhEcEr todos os agEntEs Envolvidos na criação E produção dE açõEs promocionais” todos os agentes envolvidos na criação e produção de ações promocionais e eventos corporativos, com destaque para agências, executivos, diretores, produtores e criativos que atuam profissionalmente neste setor”, enfatiza Feijó Neto. A publicação pretende ser uma ferramenta para ajudar os contratantes a ter acesso a informações completas sobre a disciplina, bem como sobre os fornecedores disponíveis em cada mercado. E alguns dados que constam na publicação têm o objetivo de mostrar as possibilidades do live marketing para o próximo ano. A disciplina, que engloba promoções, ativações, eventos, feiras, incentivos, digital e demais atividades, deve assumir um papel mais relevante nas ações de marketing nos próximos anos. Uma pesquisa da Ampro, conduzida pela SSK Análises, por exemplo, indica aos leitores do anuário que 62% das empresas pretendem ampliar os investimentos em live marketing até 2019. Há uma crença entre os anunciantes sobre a importância desse tipo de estratégia de marketing muito calcada no impacto que ela causa, especialmente num momento em que as empresas precisam retomar o crescimento após a crise econômica. Isso porque a maioria dos entrevistados apontou o aumento de vendas como principal impacto obtido com seus investimentos em live marketing, seguido por criação de relacionamentos, imagem da marca e rentabilidade do negócio. O anuário traz outros dados curiosos. Ainda segundo a pesquisa da Ampro e SSK, a ferramenta de live marketing dominante é a realização de feiras e eventos, com 33% das menções, seguida por ações promocionais (24%), incentivo (21%) e ativação (18%). Outros dados indicam que a margem de lucro das agências representa, em média, apenas 6% do faturamento, sendo que 20% vai para despesas fixas para as estruturas das promoções, 17% para recursos humanos e materiais para a execução das ações, 14% representam mídia e divulgação, 19% são impostos e 10% são destinados a planejamento e criação para concorrências. Por fim, os espaços mais requisitados para realização de eventos são centros de convenção (18,8%), auditórios e teatros (15,3%), resorts (14,7%), pavilhões de exposição (11%) e arenas esportivas (8,9%). Festa do Prêmio Colunistas São Paulo e Brasil Você não pode perder essa festa! Segunda-feira, 13 de agosto de 2018, a partir das 19 horas no Limelight. Garanta já a sua adesão Telefone: (11) 2065-0753 ou e-mail: nanny@editorareferencia.com.br HÁ 50 ANOS PREMIANDO A BOA IDEIA, A OUSADIA E A INOVAÇÃO jornal propmark - 6 de agosto de 2018 31

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