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edição de 4 de dezembro de 2017

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Paulo Macedo Com

Paulo Macedo Com negociações desde o início de 2017, finalmente foi definido o destino da agência Neogama, fundada pelo publicitário Alexandre Gama em 1999. A operação será absorvida pela Leo Burnett Tailor Made, que vai assumir a comunicação dos anunciantes Química Amparo (Ypê), O Boticário (Nativa Spa e Intense), Mobil, Santher, Perfetti Van Melle, Sompo Seguros, Infojobs e Autostar. Com isso, a LBTM passa a ter 400 funcionários e 20 clientes. A principal conta da agência, a montadora francesa Renault, vai para o portfólio de negócios da DPZ&T, que deixou de atender recentemente a alemã BMW (motos e automóveis). O Publicis assumiu o controle acionário da Neogama há cerca de quatro anos, mas já tinha uma relação com a agência por meio da BBH (Bartle Bogle Hegarty). Com a aposentadoria de Johyn Hegarty, Gama foi anunciado como seu substituto na icônica rede inglesa, mas ficou apenas dois anos nessa função. O desfecho da operação fez sentido. A DPZ&T, por exemplo, estava livre para prospectar uma marca do segmento automobilístico, mas não poderia agregar contas como a de O Boticário, conflitante com seu tradicional cliente Natura. Na LBTM esse problema não existe. O faturamento bruto da Neogama entre janeiro e setembro deste ano foi de aproximadamente R$ 750 milhões. A agência sofreu com a perda da conta do Bradesco, para quem tinha desenvolvido a campanha Bradescompleto. Sob a liderança de Gama, teve destaque nas principais premiações publicitárias do mercado, como Teste da pisada, um anúncio térmico criado para a Asics que conquistou três Leões no Cannes Lions de 2017. A Asics, aliás, é a única conta da Neogama que não segue para a LBTM. O anunciante vai abrir concorrência em janeiro. Sem explicar em qual ramo, Gama afirma que vai se dedicar ao empreendedorismo. “2018 é um ano novo em vários e amplos sentidos. É ano de renovação e, no meu caso, de voltar a fazer aquilo que gosto e penso que o Brasil precisa muito fazer no futuro em várias áreas: empreender. Acredito nas oportunidades que se abrem através da inovacão, dos novos formatos e de tudo que a tecnologia pode aportar na comunicação e nos negócios. E sei que tudo isso em mãos e mentes de gente de talento e motivada é o que faz a diferença. Por isso, acredito que 2018 é ano de empreender. E de buscar toagêNcias Neogama é absorvida pela LBTM e conta da Renault vai para DPZ&T Publicis Communications encerra as atividades da empresa criada há 18 anos pelo publicitário Alexandre Gama, que planeja ser empreedendor Gama, usando Asics, cliente que lhe garantiu três Leões no Cannes Lions, planeja novos passos para a sua carreira dos os novos significados para a palavra criatividade”, disse Gama no comunicado que ele escreveu aos funcionários. “Alinhar as duas agências criativas vai possibilitar combinar o espírito empreendedor da Neogama com a escala da LBTM para oferecer melhores e mais amplas soluções aos clientes. Alexandre deixa um inegável legado criativo para todas as marcas com as quais ele trabalhou e nós o agradecemos pela contribuição. Estou ansioso para trabalhar mais com Marcio Toscani e Marcelo Reis, que assumem agora a liderança de uma oferta ainda mais forte e estratégica aos clientes”, justificou Justin Billingsley, Publicis Communications Global Chief Operating Officer, através de nota, explicando ainda que a integração total entre Neogama e Leo Burnett tem previsão de ser finalizada nos primeiros meses de 2018, quando a marca Neogama deixa de existir. Divulgação A LBTM está pronta para receber os profissionais e negócios da Neogama. “Para nós, é uma honra esta fusão porque chancela a credibilidade da Publicis Communications no trabalho que vem sido realizado pela LBTM. Ao longo do ano ganhamos contas de importantes clientes, como Extra, Bradesco e Bayer, fortalecemos a agência, reestruturamos o time. Como resultado, temos uma agência forte, estruturada e este ambiente estável nos capacita a receber este desafio”, destaca Toscani, co-CEO e COO da agência. “Estamos muito felizes com esta oportunidade e certos de que com esta nova agência que surge podemos mostrar, cada vez mais, o grande potencial que a LBTM tem a oferecer. Continuamos comprometidos com as boas ideias e em gerar oportunidades para garantir que nossos novos e atuais clientes sejam atendidos com ainda mais paixão, energia, criatividade e sinergia”, finaliza Reis, co-CEO e CCO da LBTM. 10 4 de dezembro de 2017 - jornal propmark

AgênciAs Abap encerra o ano reafirmando que buscará abertura do diálogo Último encontro nacional de 2017, liderado por Mario D'Andrea, que preside a entidade, foi realizado semana passada, no Rio de Janeiro Claudia Penteado Pode-se dizer que a “tônica” da reunião nacional da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), realizada no ultimo dia 1º, no Rio de Janeiro, foi “abertura de diálogo”. Em vários sentidos, seja na retomada de diálogo com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), job que Mario D’Andrea, que lidera a Abap, vem tocando pessoalmente, seja no mergulho mais aprofundado em assuntos ora polêmicos ou de extrema complexidade. Na abertura, D’Andrea fez um rápido balanço da sua gestão e destacou a retomada das discussões em torno do Anexo D - para regulamentar as relações comerciais de mídia no ambiente digital - e também R/gA desenvolve área para unir branding e design na era digital Brand Studio quer ajudar as marcas na transição, além de dar um upgrade para encarar novos modelos; agência quer mais anunciantes Mariana Zirondi Unir branding e design na Era Digital é a missão de uma nova área recém-inaugurada pela R/GA. O Brand Studio quer dar independência para o crescimento do segmento na agência, permitindo engajar os próprios clientes. O foco está, também, em ajudar marcas a transacionarem sua estética e funcionalidade do ambiente digital, como um upgrade para que elas saiam do ambiente estático e se ajustem aos novos modelos do mercado. A equipe de atuação desse novo projeto vai envolver designers, criativos e technologists, explica Fabiano Coura, diretor-geral da R/GA no Brasil. O perfil desses profissionais traz uma sensibilidade impor- Mario D’Andrea: “Vamos estudar todos os ângulos do negócio” Time do Brand Studio reúne designers, criativos e technologists Divulgação Divulgação do Anexo B, que diz respeito ao sistema progressivo de serviços/ benefícios da propaganda. “O Anexo D está adiantado e retomamos as discussões sobre o Anexo B, que estavam congeladas”, disse. Segundo ele, é preciso reconhecer que as agências não são só intermediárias de compra de mídia. “A relação das marcas com os consumidores não se restringe apenas à mídia”. “Vamos estudar todos os ângulos do negócio. A grande diferença hoje é que quem está sentado na mesa começando essa discussão são profissionais de marketing e não advogados ou compradores. Vamos falar a mesma língua”. D’Andrea também destacou a retomada de diálogo com a imprensa geral. “A Abap reassumiu uma posição de protagonismo”. tante para testar e prototipar elementos de branding e design pensados para funcionar em interfaces. “Esse ecossistema de serviços foi desenhado de maneira que novos clientes podem vir à agência para consumir apenas um ou dois serviços que nós oferecemos. A R/GA pode fazer parte do que precisam, se integrando aos demais parceiros do cliente, ou assumir um escopo bem mais amplo”. Ao se reinventar no que diz respeito à relação das marcas com o branding atualmente, Coura enxerga como uma grande oportunidade. O desafio que as marcas apresentam hoje é se posicionar de forma mais consistente e uniforme nos meios digitais. “A maior parte delas não nasceu nesses ambientes e os seus elementos de branding foram pensados para que ela pudesse prosperar em uma época em que todas as suas manifestações eram absolutamente estáticas ou passivas. O digital mudou isso”, explica o diretor-geral. jornal propmark - 4 de dezembro de 2017 11

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