Views
3 months ago

edição de 31 de julho de 2017

  • Text
  • Marketing
  • Mercado
  • Brasil
  • Marca
  • Marcas
  • Propmark
  • Julho
  • Jornal
  • Anos
  • Paulo

PULLSE. A AGÊNCIA COM

PULLSE. A AGÊNCIA COM DNA DO VAREJO BRASILEIRO. UMA EMPRESA DO GRUPO ARTPLAN. www.pullse.online

AGênciAs YDreams expande operação para cidade canadense Divulgação Daniel Japiassu, CEO da YDreams Global, está de mudança para Vancouver, no Canadá, onde passará a liderar a expansão internacional da empresa, que manterá suas bases no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Dubai, a mais recente. Mas deve, no curto prazo, abrir frentes também no Vale do Silício e na Ásia. DJ, como é conhecido, está na empresa desde 2006, quando ele e sua sócia, Karina Israel, decidiram arriscar um negócio totalmente novo no Brasil e falar de aliados para as empresas e marcas que hoje já parecem quase familiares, como realidade virtual e internet das coisas, entre outras tecnologias. Veja a seguir os principais trechos desta entrevista. Claudia Penteado PresençA internAcionAl A nossa presença internacional não era muito estruturada nem planejada. Para se conseguir isso é preciso ter um mínimo de investimento. Dinheiro na mão. Há dois anos iniciamos o processo de expansão internacional estruturada. Criamos a oportunidade. Essa procura nos levou a algumas opções e a mais interessante foi o processo de abertura na Bolsa do Canadá. O principal motivo foi poder manter o controle da empresa. Eu e Karina continuamos como os principais executivos, e os sócios do Canadá têm o perfil de investidores e não de gestores de empresa. Também nos pareceu mais interessante essa opção do que tentarmos nos associar a um grupo de comunicação maior, e chegamos a estudar algumas propostas. BrAnD exPerience Sempre acreditamos que a YDreams poderia ir além do brand experience, que era o nosso foco principal. O mercado brasileiro de ativação de marcas é muito ativo, curioso, tem investimentos para inovação. Mas percebemos que a tecnologia que criamos começou a “O caminhO para O canadá abre várias pOrtas: de venture building, de prOdutOs, de nOvOs escritóriOs em pOntOs estratégicOs” ter demanda maior fora do Brasil quando ‘envelopada’ e transformada em produtos. O caminho para o Canadá abre várias portas: de venture building, de produtos e de novos escritórios em pontos estratégicos. inovAção Muitas vezes você tem de convencer as empresas que a inovação é importante. O que acaba comprometendo o grau de inovação, até onde se vai é o prazo, o budget, o interesse da marca. Há limitações e sempre buscamos caminhos em que elas fossem menores, para explorar o nosso potencial. Mas Daniel Japiassu: “Há dois anos iniciamos processo de expansão internacional” o budget sempre ficou aquém do que poderia. Foi assim com a internet, há alguns anos: ninguém tinha budget para a internet. Você lutava por um banner, para criar um site. É normal, é uma curva. A interatividade começa a ficar cada vez mais em evidência e vimos isso em grandes eventos como as Olimpíadas, a Copa do Mundo e o Rock in Rio. Mas, para a YDreams, ficar limitada a esse mercado não era o suficiente. tecnoloGiA A expansão que faremos é inclusive tecnológica, porque fora do Brasil conseguimos nos aproximar de empresas que querem lançar produtos e estão em fase de abrir para desenvolvedores selecionados. Esses processos não incluem empresas brasileiras de tecnologia. Quando nos tornamos uma empresa canadense, passamos a falar direto com as marcas no Canadá – Microsoft, Google, HTC – e ter acesso a programas de desenvolvimento, várias tecnologias às quais não tínhamos acesso no Brasil. Projetos Criamos três divisões para expandir internacionalmente. A Experience, focada em experiência de marcas. A Futures, que discute mais profundamente o uso da tecnologia para melhorar qualidade de vida e serviços de uma forma mais próxima das marcas, atuando como uma consultoria, resolvendo problemas, valendo-se do design thinking. E a divisão Ventures, uma aceleradora de startups que sejam orbitais ao que fazemos como realidade aumentada e realidade virtual. E internamente criamos duas startups: Scoop, para produtos de retail, e Arkave, plataforma de game para RV que lançaremos em breve num shopping de grande circulação em São Paulo. É um produto YDreams que se transformará em spin off, tecnologia YDreams que vamos franquear: um jogo que funciona em RV. jornal propmark - 31 de julho de 2017 33

PROPMARK

PROPMARK

Receba nossa newsletter

CADASTRAR

© Copyright 2000-2017 propmark o jornal do mercado da comunicação. Todos os direitos reservados.