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edição de 3 de abril de 2017

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Marcos Gouvêa

Marcos Gouvêa de Souza é o coordenador-geral do evento, que destacou temas como a importância da inovação e da tecnologia nos processos das redes varejistas Indústria e Comércio Exterior, também intercedeu a favor das medidas: “Terceirização é um passo importante para o setor”. Já o presidente do Atacadão, Roberto Mussnich, disse que em 2015 o faturamento da empresa foi de aproximadamente R$ 30 bilhões, operação de maior crescimento do Grupo Carrefour no país. Ele ressaltou ainda a relevância dos aportes em tecnologia. “Precisamos investir em equipamentos de alta tecnologia, melhorar a produtividade e a eficiência na logística, mesmo com todas as adversidades”, Mussnich. “ter uma equipe com peSSoaS diferenteS e que identifique oS problemaS da própria empreSa anteS daS concorrenteS. outro ponto é aSSumir que falhar faz parte. maS é neceSSário que a falha Seja identificada de forma rápida” aGILIdade Alexandre Moshe, diretor- -executivo da Livelo, destacou a necessidade de inovação. “É preciso destinar 20% de seu tempo para pensar em inovação, fora das atividades diárias. Inovação é uma sistemática e precisa ter método”, diz. Além disso, prossegue Moshe, “ajudará a ter uma equipe com pessoas diferentes, que identifique os problemas da própria empresa antes que as concorrentes. Outro ponto é assumir que falhar faz parte. Mas é necessário que a falha seja identificada de forma rápida e sem grandes custos para que as mudanças sejam realizadas”. O executivo da Livelo também reforçou o uso da tecnologia na operação da cadeia varejista. “Estão no nosso dia a dia e transformam os negócios que temos hoje”, afirma. Segundo ele, o modelo online precisa aliar a experiência digital à física, já existente para os consumidores da marca. Com as empresas destinadas à fidelização dos clientes, as plataformas digitais, através do acúmulo de pontos, criaram um novo tipo de relacionamento com o consumidor. No Brasil, mais de 70 milhões de pessoas usam algum tipo de fidelização, um mercado que movimentou R$ 5 bilhões em 2015. mULTICaNaL Este novo consumidor, para Manuel Corrêa, presidente da Telhanorte, é o atual desafio do varejo: mais informado, multicanal e exigente. Segundo ele, 25% dos clientes da rede fazem as suas compras por meio do e- -commerce. “Quem sobrevive não é o mais inteligente, mas quem se adapta às mudanças”, afirma. Saber gerenciar tanta informação para diferentes fins, seja para vendas, comunicação ou atendimento ao cliente, e acompanhar as características de cada canal é um dos maiores desafios também para o Grupo Boticário, que neste mês de abril completa 40 anos de atividades. Artur Grynbaum, presidente da holding, compreendeu esse comportamento multimarcas há cerca de cinco anos. “Omnichannel e os canais andavam em paralelo; oferecíamos alguma atratividade, mas não era a melhor solução”, afirma o executivo. Atualmente o grupo possui as marcas O Boticário, Quem disse Berenice? Eudora e The Beauty Box, com vendas em lojas físicas, porta a porta, e- -commerce, além da presença em farmácia (exceto O Boticário). “São marcas que trazem valor; os clientes interagem independentemente dos canais. Ao todo, a organização possui quase quatro mil lojas. Acredito que a loja é a nossa melhor mídia”, conclui Grynbaum. 14 3 de abril de 2017 - jornal propmark

O VAREJO E OS SEUS DESAFIOS EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSOS DE CURTA E MÉDIA DURAÇÕES Com as transformações digitais vividas pela nova economia em todo o mundo, o setor que mais sofreu mudanças foi, sem dúvida, o varejo. Descubra nos cursos da ESPM o que mudou! São diversos cursos, com diferentes abordagens e formatos para você escolher. E só na ESPM você tem o RETAIL LAB – o primeiro laboratório experimental de varejo do Brasil; e o Núcleo de Varejo, que aproxima os conhecimentos acadêmicos com a realidade do mercado. CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS NESTA ÁREA: _E-commerce: Os Novos Caminhos do Varejo _Marketing do Varejo Fashion _ Shopper Marketing: a Influência no Momento da Compra _ Mercado Grisalho – Estratégias de Trade _Trade Marketing SAIBA MAIS espm.br/varejoespm

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