Views
2 months ago

edição de 29 de maio de 2017

  • Text
  • Anos
  • Paulo
  • Marcas
  • Empresas
  • Jornal
  • Propmark
  • Brasil
  • Marketing
  • Maio
  • Mercado

MarcaS Pelo quinto ano

MarcaS Pelo quinto ano consecutivo, Skol é a mais valiosa, aponta BrandZ Brasil A pesquisa mostrou uma recuperação de 70% no valor das 50 primeiras brasileiras do ranking; no total, essas empresas somam US$ 53,1 bilhões Claudia Penteado nova pesquisa anual BrandZ A Brasil aponta uma recuperação de 70% nas 50 marcas brasileiras mais valiosas, chegando a US$ 53,1 bilhões, sinalizando uma recuperação depois de um ano de estagnação. Pelo quinto ano consecutivo, a Skol se manteve posicionada como a marca mais valiosa do Brasil, com valor de US$ 8,1 bilhões (confira tabela nesta página). O ranking BrandZ Brasil mistura dados da WPP e das empresas Kantar, Kantar Vermeer e Kantar Millward Brown. “O que observamos no ranking das marcas brasileiras mais valiosas é que as 50 mais valorizaram 70% em um ano. O mercado financeiro e as mais valiosas mostram que possuem uma expectativa muito forte de crescimento”, analisa Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Vermeer Latam. Ele diz, no entanto, que a recuperação do valor das marcas no novo estudo não chega a ser surpreendente, porque se partiu de um ano base muito ruim. Pela primeira vez, ingressam na listagem das 60 marcas mais valiosas do Brasil empresas de capital fechado. Skol, segundo analisa Tomiya, é uma marca consistente e que se posiciona no mercado com atributos bem diferentes de outras marcas de cerveja. “Tudo isto, associado a um eficiente modelo de gestão da AB InBev, com um sistema de distribuição bastante forte, faz desta marca a líder nacional”, analisa. O fenômeno da força do mercado financeiro e do mercado cervejeiro no ranking das marcas mais valiosas é peculiar na América Latina. A soma do valor das marcas de Bens de Consumo foi de US$ 24 bilhões em 2017 (um crescimento de 40% ante 2016), o que equivale a quase 50% do total das marcas mais valiosas do Brasil. Destacam-se no setor as marcas de cerveja, como Skol e Brahma. Em segundo lugar em importância, está o coM MaiS valor (Em US$ bilhões) Posição Marca 2016 2017 Variação 1 Skol 6,743 8,146 21% 2 Bradesco 1,920 4,438 131% 3 Brahma 3,269 4,385 34% 4 Itaú 1,875 4,359 133% 5 Globo (*) - 4,123 - 6 Antarctica 1,383 2,854 106% 7 Sadia 2,010 1,884 -6% 8 Bohemia 1,153 1,570 36% 9 Natura 826 1,256 52% 10 Ypê (*) - 1,132 - MaiS forteS setor financeiro, com US$ 10,9 bilhões (aumento de 132% em relação a 2016), que equivale a 21% do ranking; liderado por Bradesco, Itaú, Cielo e Caixa. Em outros mercados e globalmente, são mais fortes as empresas de tecnologia. Os dois rankings são bem distintos, comprovando que as marcas que mais valem financeiramente não são, necessariamente, as preferidas dos consumidores. Isso tem a ver com as diferentes metodologias utilizadas para cada ranking. O índice de força das marcas leva em conta três fatores: a influência da marca no processo de decisão de compra, a predisposição dos consumidores a pagar mais pelas marcas e a disponibilidade deles de comprar mais. O Google se posicionou, pelo segundo ano consecutivo, em primeiro lugar no ranking das mais fortes (confira tabela nesta página). Há somente duas marcas brasileiras: Guaraná Antarctica e Skol. “A força da marca, segundo a metodologia utilizada pela Kantar Millward Brown, é composta por três elementos: saliência, relevância e diferenciação. Este modelo entende que uma marca com essas características possui um maior potencial de ganho de market share e possui condição de ter um prêmio de preço. Utilizando-se este modelo para marcas multinacionais e nacionais no Brasil, chegamos à lista das 20 marcas mais fortes”, explica. * empresas de capital fechado Posição Marca Índice de força da marca Posição em 2016 1 Google 100.0 1 2 Facebook 98.4 2 3 Omo 93.9 4 4 Trident 85.3 3 5 Coca-Cola 77.0 5 6 Colgate 62.7 6 7 Oral-B 58.0 7 8 Nescafé 56.7 8 9 Apple 56.3 14 10 Samsung 55.9 9 11 Guaraná Antarctica 54.8 13 12 Heineken 44.5 - 13 Skol 43.0 10 14 Nestlé 40.4 15 15 Gillette 39.6 16 16 McDonald’s 39.4 11 17 Vanish 38.4 20 18 Dorflex 38.2 - 19 Johnnie Walker 38.1 18 20 Nike 35.6 - 38 29 de maio de 2017 - jornal propmark

PROPMARK

Receba nossa newsletter

CADASTRAR

© Copyright 2000-2017 propmark o jornal do mercado da comunicação. Todos os direitos reservados.