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edição de 29 de fevereiro de 2016

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MERCADO Kantar Ibope

MERCADO Kantar Ibope detalha investimentos consolidados em compra de mídia Segundo a pesquisa, que tem base nos preços das tabelas dos veículos de comunicação, sem descontos, o movimento em 2015 foi de R$ 132 bi Paulo Macedo ranking do investimento O publicitário em 2015, organizado pelo Kantar Ibope Media com base nos preços plenos das tabelas dos veículos e sem descontos e permutas realizados, registrou um faturamento de R$ 132 bilhões (ver tabela) em 2015, ante R$ 121 bilhões em 2014. A Y&R, que integra o Grupo Newcomm de Comunicação, presidido por Marcos Quintela, continua na liderança, com R$ 7,022 bilhões de faturamento em compra de mídia. A agência é seguida pela Ogilvy Brasil, com R$ 3,820 bi; Africa na 3ª posição, com R$ 3,507 bi; WMcCann, com R$ 3,502 bi; e AlmapBBDO, com R$ 3,444 bi, fechando o top 5. Entre as 10 também estão a Leo Burnett Tailor Made, na 6ª posição, com R$ 3,231 bi; Havas, com R$ 2,825 bi; Mullen Lowe, com R$ 2,695 bi; Publicis, com R$ 2,591 bi; e DMM9DDB com R$ 2,461 bi. Há alterações relevantes entre as 10 primeiras. A Mullen Lowe, que ocupava em 2014 o 4º lugar, com R$ 3,451 bi, caiu para o 8º, reflexo das perdas das contas da Caixa e do Ministério da Saúde. A DM9DDB subiu para a 10ª posição, com R$ 2,461 bi, enquanto em 2014 estava na 12ª, com R$ 2,185 bi. A JWT, que aparece em 11º lugar com R$ 2,419 bi, estava em 2014 na 8ª posição, com R$ 2,654 bi. As TVs abertas lideram a preferência dos anunciantes, com R$ 76,9 bi e share de 58,2%. Jornais vêm logo a seguir, com R$ 16,8 bi, mas o meio contabilizou queda e sua participação é de 12,8%. TVs fechadas tiveram elevação de 2% no volume de publicidade, com R$ 15 bi, que lhe garante um share de 11,4% em 2015. O Kantar Ibope Media deixou de pesquisar a rubrica internet. Passou a apurar inserções de Display, que somaram R$ 8,7 bi, e Search, com R$ 1,6 bi. Investimentos Publicitários Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm, da líder do ranking, a Y&R, que teve faturamento bruto de R$ 7 bilhões em 2015 Em R$ (000) Meio Jan a Dez/2015 (%) Jan a Dez/2014 (%) TV ABERTA* 76.907.189 58,2 73.920.700 61 JORNAL 16.851.771 12,8 17.959.623 14,8 TV ASSINATURA 15.064.924 11,4 11.420.865 9,4 DISPLAY** 8.724.182 6,6 # - REVISTA 5.386.908 4,1 6.235.699 5,1 RÁDIO 5.173.378 3,9 5.088.941 4,2 SEARCH 1.640.247 1,2 # - O OH*** 1.585.447 1,2 735.702 0,6 CINEMA 725.564 0,5 530.434 0,4 INTERNET - - 5.248.212 4,3 Total 132.059.608 100 121.140.176 100 Fonte: Kantar IBOPE Media - Monitor Evolution - dezembro/2015 *Para TV aberta foram considerados os investimentos em Merchandising **A partir de 2015, deixamos de reportar as informações de internet em sua metodologia declarada, e substituímos por coleta própria e de forma amostral, que denominamos Display. Portanto os valores de internet 2014 e Display 2015 não devem ser comparados. ***A partir da base de dez/2015 os dados de Mobiliário Urbano e Outdoor foram agrupados como OOH. Alê Oliveira 8 29 de fevereiro de 2016 - jornal propmark

Ranking de Agências Jan a Dez/2015 - Em R$ (000) Posição Agência Investimento Posição Agência Investimento 1 Y&R 7.022.245 26 Grey 1.215.560 2 Ogilvy 3.820.652 27 Neogama 1.195.086 3 Africa 3.507.865 28 Pandora 1.159.010 4 WMcCann 3.502.086 29 E Mídia 1.081.976 5 AlmapBBDO 3.444.893 30 We 1.069.501 6 Leo Burnett Tailor Made 3.231.056 31 I Brasil**** 913.097 7 Havas Worldwide 2.825.379 32 Z+ 896.915 8 Mullen Lowe* 2.695.074 33 Master 825.162 9 Publicis 2.591.769 34 Rino 762.479 10 DM9DDB 2.461.408 35 Fischer 753.653 11 JWT 2.419.039 36 Fullpack 733.083 12 DPZ&T** 2.346.063 37 Wieden Kennedy 706.128 13 My Propaganda 2.236.877 38 Ref Comunicação 632.760 14 FCB Brasil 2.041.789 39 Moma Propaganda 570.299 15 Lew’Lara/TBWA 1.799.283 40 Impacto Propaganda 536.128 16 NBS 1.584.500 41 Sinergia Publicidade 521.449 17 LDC 1.517.335 42 3A Worldwide South America 462.229 18 Propeg 1.500.403 43 Dentsu 420.849 19 Artplan 1.480.760 44 Eugênio 420.648 20 Talent Marcel*** 1.468.913 45 mcgarrybowen 394.575 21 F/Nazca S&S 1.457.005 46 Repense 387.084 22 Heads Propaganda 1.379.180 47 Panda 375.039 23 Multi Solution 1.264.086 48 Santa Clara 348.576 24 nova/sb 1.243.305 49 Wunderman 315.102 25 Escala 1.227.869 50 Objetivo Propaganda 310.164 *Mudança de nome de Borghi/Lowe para Mullen Lowe – remessa junho/15 – todo histórico **Fusão maior que seis meses. Investimento da DPZ e da Taterka somados ao investimento da DPZ&T ***Mudança de nome de Talent para Talent Marcel a partir das veiculações de 01/10/2015 – Valor reportado no rk referente a soma do investimento reportado para a Talent e Talent Marcel ****Mudança de nome de Izad Publicidade para I Brasil Comunicação – remessa junho/15 – todo histórico Os valores reportam o investimento publicitário dos anunciantes atendidos pelas respectivas agências. Os valores não representam a receita. Banco utilizado: (ME1512TOTAL) 41 Mercados – 9 Meios + Merchandising – Dezembro 15 O ranking contém os investimentos da agência conta dividida. São classificadas como conta dividida: Mesmo filme, no mesmo período, dividido por diferentes agências; Meio outdoor que não é classificado por campanha Fonte: Kantar Ibope Media Critério de operações de fusões: Durante os seis primeiros meses após a fusão, a verba das agências envolvidas não sofrerá alteração. Passado esse período os valores serão reclassificados com histórico de data da fusão. Critério de separação das agências: as agências envolvidas seguem com seus valores históricos inalterados, ou seja, os valores do período anterior a essa separação não serão atribuídos às novas agências provenientes da reestruturação. Caso uma ou mais agências sigam com a carteira de clientes total ou parcial, esse investimento será refletido respeitando esse histórico ONDE TEM BRASIL TEM GLOBO. ONDE TEM GLOBO TEM RESULTADOS . RESULTADOS QUE VOCÊ VÊ. jornal propmark - 29 de fevereiro de 2016 9

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