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edição de 25 de abril de 2016

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mercado Genomma

mercado Genomma lidera ranking de investimentos em mídia do Kantar Ibope Laboratório supera Via Varejo em compras, com R$ 3,9 bilhões em 2015, valor que não contempla os descontos negociados com canais Paulo Macedo Fabricante de marcas como Asepxia, Cicraticure e Goegochea, o Laboratório Genomma é o maior anunciante do mercado brasileiro, segundo a pesquisa do Kantar Ibope Media, em 2015. Com um investimento bruto de R$ 3,9 bilhões, ou seja, com base nos preços de tabela dos veículos e sem descontos negociados, superou a Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), que contabilizou R$ 3,8 bilhões. A Unilever (ver tabela) vem em 3º, com R$ 3,1 bilhões. São Paulo, com R$ 30,9 bilhões de receita bruta, segue como líder entre os mercados monitorados pelo instituto, seguido por Rio de Janeiro e Belo Horizonte. De origem mexicana, o Genomma chegou ao mercado brasileiro em 2010 e ganhou notoriedade na grade comercial da Rede Record com veiculações sistemáticas dos seus produtos. A apresentadora Xuxa Meneghel assinou contrato para ser protagonista de alguns comerciais no ano passado. A apresentadora Marilia Gabriela e o cantor sertanejo Luan Santana também emprestaram sua imagem para a comunicação mercadológica da empresa. Segundo o site Notícias da TV, o Genomma anuncia quase que exclusivamente na Record e apenas no ano passado adquiriu mais de 28 mil breaks de 30 segundos na emissora, o equivalente a R$ 3 bilhões sem negociação. O laboratório foi criado em 1996 pelo empresário Rodrigo Herrera, que não é conhecido no círculo de negócios do país. Segundo fontes e canais da internet, toda a sua produção industrial é terceirizada, dando a entender que se posiciona como empresa de marketing. A agência David, da holding inglesa WPP, ajuda no processo criativo e na orientação para a produção dos comerciais, mas a veiculação é negociada diretamente pelo executivo Daniel Ordoñana Prida, diretor da empresa no Brasil. Procurado pelo PROPMARK, o laboratório não forneceu informações oficiais. Pelos critérios de apuração do Ibope, apesar do cenário econômico desfavorável, alguns segmentos econômicos tiveram elevação dos investimentos em comunicação de marketing. O comércio e varejo, por exemplo, cresceu 16% no ano passado (R$ 25,9 bilhões) em relação a 2014 (R$ 21,7 bilhões). A Casas Bahia, da Via Varejo, é o maior anunciante dessa área. Os serviços ao consumidor contabilizaram faturamento bruto de R$ 14,6 bilhões. As marcas de higiene pessoal, R$ 11,9 bilhões. O mercado financeiro reservou R$ 9,8 bilhões. Os mecados de cultura, esportes, lazer e turismo desembolsaram R$ 8,2 bilhões. A área farmacêutica, à qual integra o líder Genomma, contribuiu para os investimentos em mídia com R$ 8,1 bilhões. A tríade formada por veículos, peças e acessórios atingiu R$ 7,6 bilhões. Esse setor teve queda em relação ao 2014, quando o volume chegou a R$ 8,3 bilhões. As lojas de departamento compareceram com R$ 8,9 bilhões. Os supermercados, com R$ 4,3 bilhões e os setores de construção e incorporação, com R$ 3,4 bilhões. As cervejas aplicaram R$ 2,5 bilhões em ações de mídia. Os desodorantes contribuiram com R$ 1,8 bilhão; os serviços de saúde, com R$ 1,5 bilhão; e as produções cinematográficas, com R$ 1,3 bilhão. O Ibope fez uma análise sobre o mercado de serviços de educação complementar, que consolidou no ano passado R$ 1,7 bilhão, um crescimento de 12 25 de abril de 2016 - jornal propmark

anKInG de anuncIantes emPresa em R$ (000) InVestImento 2015 InVestImento 2014 Genomma 3.951.605 3.450.217 Via Varejo 3.851.141 4.272.440 Unilever Brasil 3.109.355 3.794.662 Hypermarcas 2.236.988 1.674.450 Caixa (GFC) 1.915.750 2.292.291 Ambev 1.463.305 1.691.722 Petrobras (GFC) 1.331.478 1.388.890 Telefônica 1.269.577 1.306.347 Bco do Brasil (GFC) 1.037.666 1.206.186 A apresentadora Xuxa Meneghel assinou contrato com o Genomma no ano passado e sua imagem ajuda na comunicação do produto Cicatricure. No portfólio de marcas do laboratório de origem mexicana também estão Asepxia e Goegochea. O anunciante desbancou Via Varejo na liderança do ranking Fiat 994.926 1.170.070 Procter e Gamble 975.891 1.085.691 Itaú 964.787 1.047.462 Divcom Pharma Nordeste 938.938 - Bradesco 886.522 897.974 Seara 860.063 - Coca-Cola 854.353 835.726 O Boticário 845.456 711.525 Grupo Pão de Açúcar 828.672 901.067 General Motors 823.904 1.085.379 Cervejaria Petrópolis 820.203 977.885 BRF Brasil Foods 817.895 - TIM Brasil 802.551 841.365 Sky Brasil 792.288 762.941 Fotos: Divulgação Volkswagen 784.898 1.015.011 68%. “Outro reflexo da crise foi o alto índice de desemprego, que atingiu no ano passado 8,5% da população. Essa dinâmica aqueceu cursos de idiomas, cursos técnicos profissionalizantes, além dos cursos preparatórios para concursos públicos, mostrando que o velho sonho por emprego estável perdura” Alguns segmentos econômicos tiverAm elevAção dos investimentos em comunicAção de mArketing Reckitt Benckiser 778.449 1.197.784 Supermercado Guanabara 727.579 - Trivago 707.733 - Nestle 707.674 914.880 Oi 700.929 845.918 Ricardo Eletro 680.597 - Fonte: Kantar Ibope Media jornal propmark - 25 de abril de 2016 13

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