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edição de 22 de fevereiro de 2016

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marcas Novo modelo da Fiat, Toro une categoria USV e picape em um único veículo, lançado para atender públicos de diferentes perfis Fiat Toro chega ao mercado com campanha multiplataforma Novo veículo adota o conceito Um carro, infinitas possibilidades, desenvolvido pela Richards, de Dallas, e adaptado pela Leo Burnett BÁRBARA BARBOSA aguardado lançamento do O Fiat Toro – modelo da nova categoria SUP, que une em um único veículo as características do SUV e da picape – foi realizado na semana passada, em Campinas (SP), quando também foi exibido pela primeira vez o filme publicitário do automóvel, com estreia em TV aberta prevista para esta quinta-feira (25). A campanha traz como conceito Um carro, infinitas possibilidades e foi criada pela The Richards Group, dos Estados Unidos, após concorrência, e acompanhada e adaptada no Brasil pela Leo Burnett Tailor Made. Cada vez mais inserida no universo digital, a Fiat investiu em campanha multiplataformas – o evento de lançamento, por exemplo, contou com a presença em peso de influenciadores digitais, como youtubers e blogueiros, não apenas do segmento automotivo, mas também de estilo de vida e comportamento, já que o conceito do carro é justamente servir a diferentes públicos, após pesquisa de mercado com os consumidores. “Desta vez resolvemos fazer uma sondagem criativa com as agências que trabalhamos no mundo. Falamos com muita gente e acabamos chegando a esse conceito de infinitas possibilidades, que tem tudo a ver com o carro, com o próprio desenho do carro. Foi mais que uma coincidência, foi uma percepção muito profunda da Richards Groupe, de Dallas, uma das nossas agências nos Estados Unidos, que após vencer a concorrência trabalhou muito próxima da Leo Burnett no Brasil, para desenvolver o conceito por aqui, nessa adequação ao mercado brasileiro”, explica João Batista Ciaco, head brand marketing communication do FCA Groupe (Fiat Chrysler Automobiles). Além do filme de um minuto e meio, a campanha conta com spots de 30 segundos, apresentando os features do Toro, como o motor 2.0 Turbodiesel 16V 170cv, tração 4x4 inteligente (4WD), TPMS (sensor de pressão dos pneus), retrovisor elétrico com tilt down, Remote Start (partida remota), faróis de neblina com sistema cornering e sete airbags, entre outros. 42 22 de fevereiro de 2016 - jornal propmark

Fotos: Divulgação Cena da campanha Um carro, infinitas possibilidades, que marca o lançamento de Toro, novo modelo da Fiat “Desta vez resolvemos fazer uma sonDagem criativa com as agências que trabalhamos no munDo. falamos com muita gente e acabamos cheganDo a esse conceito”. João Batista Ciaco: “A gente já tem certa repercussão, uma conversa social no digital” Outras agências também participaram da campanha de lançamento do Fiat Toro. Para o meio digital, por exemplo, a Pereira & O’Dell foi a responsável pela estratégia, que conta com uma ação de reboot, em que os canais sociais de Fiat entrarão “em manutenção” e terão seus conteúdos zerados. O evento de lançamento do Toro contou ainda com um dia de test-drives transmitidos online pelos canais de influenciadores como Hugo Gloss, Jovem Nerd, Fiorella Mattheis, Bruno Gagliasso, Felipe Tito e Kadu Dantas, entre outros. Ainda no meio digital, a Isobar preparou um live streaming do evento de lançamento do Fiat Toro, mostrando o carro em primeira mão para os fãs da marca. Já para o meio impresso, a Leo Burnett Tailor Made criou uma série de peças mostrando o novo carro no ambiente urbano. “Nessa campanha até acho que o offline é o menos impactante, o menor dessa campanha. A gente já tem certa repercussão, uma conversa social no digital, que estamos chamando de amplificação para fazer chegar esse conceito de infinitas possibilidades às infinitas opções que a gente tem. Então, temos influenciadores de moda para olhar o carro sob o olhar da moda, alguém de tecnologia para olhar sob esse olhar, tem gente de variedades e de outros meios, pois estamos olhando para o carro com esse potencial”, afirma Ciaco. Já a campanha de CRM foi desenvolvida pela Sunset e conta com conteúdos para canais como e-mails, SMS, mala direta e uma ação no WhatsApp. Para PDV, a agência responsável pela estratégia de lançamento do Toro foi a The Marketing Store, que produziu diversos materiais para concessionárias de todo o Brasil. Segundo Ciaco, já são mais de 40 mil pessoas à espera do Fiat Toro, que começou a ser anunciado em setembro. “Têm filas nas concessionárias, tem gente deixando sinal para comprar o carro. Por isso, estamos trabalhando muito também o ponto de venda. Tudo que a gente faz no offline e no digital é para levar o consumidor à concessionária, então lá também precisa ter campanha”. “O Fiat Toro marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento da FCA, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Valores importantes, sustentáveis, fazem parte do nosso trabalho, sempre em busca de excelência”, destacou durante o evento Stephan Keter, em seu primeiro lançamento como presidente da FCA para a América Latina, cargo que passou a ocupar em novembro passado. jornal propmark - 22 de fevereiro de 2016 43

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