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edição de 22 de fevereiro de 2016

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digiTal Twitter

digiTal Twitter lidera segunda tela em parcerias que geram engajamento Entre os eventos mais badalados estão o Grammy Awards e o Oscar 2016, transmitidos pelo TNT; há também expectativa com Olimpíadas mariana zirondi Twitter consolida, a cada O ano, a sua posição como segunda tela. Isso porque suas parcerias com a televisão engajam expectadores de todo o país, que assistem à programação e conversam sobre ela na rede social. E levar esses engajamentos para projetos concretos tem trazido resultados não apenas para o Twitter, mas também para veículos e marcas. O movimento está em proporcionar uma oportunidade de engajamento para aqueles que produzem e distribuem o conteúdo, explica Carlos H. Moreira Jr, diretor-executivo de mídia do Twitter para a América Latina. “O Twitter é um reflexo do que ocorre na sociedade. Se você pega qualquer veículo de comunicação, falando sobre qualquer assunto, o Twitter reflete o que está em voga. A relação com os nossos parceiros diz muito sobre assumir a liderança, uma conversa que é deles, seja a marca ou o produtor de conteúdo”, explica. A última parceria inédita do Twitter foi com o canal TNT, da Turner, durante a exibição ao vivo do Grammy Awards 2016. Influenciadores digitais, como @FeCastanhari, @Luiz- Thunderbid, @bomdialeo, @ felipesolari, @lucasfresno, @ majutrindadef, foram convidados para uma batalha de tweets durante a exibição do prêmio, movimentando a rede, promovendo a transmissão do canal, além dos patrocinadores. Representando a Turner, Gilberto Corazza, diretor-executivo de ad sales, afirma que esse tipo de parceria é estratégica porque, a partir de um conteúdo único e exclusivo, é possível potencializar e reverberar de forma competente a audiência. “Muita gente assiste ao Grammy pela TNT, mas tem gente que acompanha pelo Gilberto Corazza, durante o evento promovido em parceria com o Twitter para engajar audiência durante o Grammy 2016 Twitter. Olhando no geral, juntando as duas plataformas, geramos uma audiência que totaliza muito mais forte e maior do que se fossem apenas duas ações separadas”. Para o Oscar 2016, que também será transmitido pelo TNT ao vivo, no próximo dia 28, a expectativa é ainda maior, explica Corazza. Pelo tamanho do evento e sua popularidade ao redor do mundo, os anunciantes estão olhando para o Oscar como uma grande oportunidade de movimentar a audiência. “A gente usa o Twitter e as redes sociais nos nossos projetos. Estamos trabalhando agora em um canal do YouTube, porque queremos movimentar a audiência de todos os nossos canais, trazendo cada vez mais pessoas para consumirem nossos conteúdos”, afirma Corazza. A Rio 2016 é classificada por Moreira Jr. como o maior evento do Brasil neste ano. Ele ainda Fotos: Divulgação Maju Trindade ganhou a batalha de tweets, que reuniu outros influenciadores digitais revela que o Rio de Janeiro vai se transformar em um grande painel de conversas, que vão ser realizadas no mundo todo via Twitter. “Mais do que nunca, os olhos estão voltados para o Rio e esses eventos são oportunidades para que determinados públicos entendam as novidades. A velocidade com que isso ocorre aumenta as possibilidades de descobrir coisas novas”. O festival Lollapalooza, que será realizado em março, e também o início dos campeonatos de futebol são assuntos que, com certeza, prometem movimentar a rede. 38 22 de fevereiro de 2016 - jornal propmark

DigiTal TVxtender True Target aumenta a efetividade dos resultados de mídia Ferramenta lançada pela ROIx tem por objetivo fazer campanha nos portais atingir 100% dos consumidores de cada perfil Cristiane Marsola ROIx colocou no mercado a ferramenta A TVxtender True Target, que promete entregar 100% das impressões para o público-alvo escolhido pelas agências e anunciantes. A ferramenta é considerada pela própria empresa a evolução do TVxtender, veículo de distribuição de campanhas nos principais portais brasileiros, que tem uma taxa de precisão de 88%. A taxa de eficiência na entrega é o principal diferencial do produto, principalmente num período em que os orçamentos estão apertados. “Estamos vivendo um momento desafiador do ponto de vista econômico e também, no mercado publicitário, uma busca constante dos clientes e agências por resultados. Momento em que os investimentos na área de comunicação, especialmente os recursos destinados à compra de mídia, passam a ser estudados de forma ainda mais criteriosa”, explica John deTar, CEO da ROIx. De acordo com fontes do mercado, a taxa de entrega no target costuma ser de 60%, mesmo usando ferramentas de mídia programática. A eficiência da ferramenta é auditada pela Nielsen. “As parcerias e um fortalecimento de nossa área de BI também foram fundamentais para assegurar a eficiência da plataforma. Uma delas foi a firmada com a Nielsen DAR, responsável por auditar e garantir que as campanhas veiculadas sejam entregues exatamente no target contratado. Ela nos proporciona o ambiente ideal para monitoramento dinâmico e em tempo real das campanhas em andamento. Outro diferencial foi a parceria com a Global Data Bank (GDB), solução de gestão e ativação de dados que conta com informações on e offline e expertise em precisão de target. Essa proximidade permite otimizar todo o processo na definição da audiência”, fala deTar. Entre as agências que já estão testando a ferramenta encontramos AlmapBBDO, Publicis, F.biz e Ginga. A ferramenta é comercializada como um pacote especial, que inclui 1 milhão de views. A ROIx tem cinco anos no mercado e neste período alimentou um banco de dados de 94 milhões de usuários da internet brasileira. A partir destas informações, a empresa consegue separar perfis com informações por sexo, faixa etária, classe social e também por comportamento. John deTar, CEO da ROIx: “estamos vivendo, no mercado publicitário, uma busca constante dos clientes e agências por resultados” Gustavo Ribeiro/Divulgação jornal propmark - 22 de fevereiro de 2016 39

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