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edição de 21 de agosto de 2017

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Mercado Hypermarcas

Mercado Hypermarcas lidera ranking e leva My Propaganda ao terceiro lugar Conglomerado farmacêutico dobrou investimento no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016 e agência saiu de 19º para 3º JÉSSICA OLIVEIRA De janeiro a junho de 2017, a Hypermarcas dobrou o investimento em publicidade em relação ao mesmo período de 2016, saindo da sexta posição no ranking dos anunciantes do Kantar Ibope Media, com R$ 790 milhões aplicados, para a primeira no levantamento atual, com R$ 1,593 bilhão. É a primeira vez que o conglomerado farmacêutico lidera os anunciantes. O montante investido nos seis primeiros meses de 2017 representa 70% do aplicado por ele durante todo o ano passado. A movimentação refletiu no ranking das agências no mesmo período, com a My Propaganda, house da empresa, saindo da 19ª posição (R$ 984 mi) para a terceira (R$ 1,593 bi). No primeiro semestre, a compra de espaço publicitário nos meios e veículos monitorados pelo instituto alcançou R$ 61,9 bilhões, 2% maior que a registrada no período do ano anterior. O valor é baseado no espaço ocupado pelos anunciantes e na tabela de preço dos veículos, desconsiderando descontos e negociações. Para Dora Câmara, diretora-executiva comercial da Kantar Ibope Media, este avanço moderado sugere perspectiva de crescimento no resultado anual de 2017. “Nos últimos cinco anos, em torno de 47% do total de compra de mídia foi realizada na primeira metade do ano. Se essa tendência se repetir, o resultado que estamos projetando para o restante do ano vai superar os números de 2016”, diz. No último dia 14, o instituto divulgou ranking das 50 maiores agências e dos 30 maiores anunciantes (confira tabelas com as listas parciais nesta página), entre outros, e revelou mudanças. No primeiro semestre de 2016, as cinco primeiras agências eram Y&R (R$ 3,052 bilhões), AlmapBBDO (R$ 1,737 bi), WMcCann (R$ 1,722 bi), Leo Burnett Tailor Made (R$ 1,632 bi) e Ogilvy & Mather Brasil (R$ 1,591 bi). Neste ano, a Y&R ainda mantém a liderança (R$ 1,877 bi), mas é seguida mais de perto por Publicis (R$ 1,697 bi), My Propaganda, Talent Marcel (R$ 1,521 bi) e Ogilvy (R$ 1,437 bi). A AlmapBBDO, que ocupava a segunda posição em 2016, agora está em sétimo lugar (R$ 1,298 bi); a WMcCann, foi da terceira para a décima (R$ 1,037 bi); e a Leo Burnett, da quarta para a oitava (R$ 1,163 bi). Já entre os anunciantes, o destaque fica com o setor farmacêutico, que tem quatro agências Posição agências Jan a Jun/2017 2017 Em R$ (000) 1 Y&R 1.877.798 2 Publicis 1.697.303 3 My Propaganda 1.593.019 4 Talent Marcell 1.521.918 5 Ogilvy & Mather 1.437.546 6 Africa 1.304.737 7 AlmapBBDO 1.298.685 8 Leo Burnett Tailor Made 1.163.791 9 Z+ 1.141.721 10 WMcCann 1.037.605 11 Escala 994.890 12 Artplan 976.677 13 FCB 906.658 14 DPZ&T 846.536 15 JWT 829.264 16 Propeg 795.720 17 DM9 793.158 18 F/Nazca S&S 780.119 19 Alternativa 761.378 20 Havas Worldwide 754.154 anunciantes HyPerMarcas “Nos últimos ciNco aNos, em torNo de 47% do total de compra de mídia foi realizada Na primeira metade do aNo” Jan a Jun/2017 Em R$ (000) Fonte: Kantar Ibope Media – Monitor Evolution Jan a Jun/2016 Em R$ (000) Hypermarcas 1.593.024 790.149 Genomma 1.349.090 1.948.761 Unilever 947.505 1.629.702 Ambev 920.045 671.658 Procter & Gamble 843.358 807.497 Ultrafarma 761.769 339.962 Trivago 640.486 558.816 Divcom Pharma Nordeste 630.807 481.419 Caixa (GFC) 582.143 831.024 Claro 555.650 * Via Varejo 546.248 1.586.028 Itaú 482.728 339.825 Hyundai Caoa 482.072 * O Boticário 440.762 335.253 Coca-Cola 435.354 332.939 * Anunciantes que não figuravam entre os 30 maiores no primeiro semestre de 2016 Fonte: Kantar Ibope Media – Monitor Evolution representantes no top 10. Além de Hypermarcas, Genomma é a segunda (R$ 1,349 bi); Ultrafarma, a sexta (R$ 761 mi); e a Divcom Pharma Nordeste, a oitava (R$ 630 mi). Entre os 30 maiores, há alguns que não estavam no ranking anterior: Claro (10°), Hyundai Caoa (13º), Chimica Baruel (18°), Magazine Luiza (24º), Lojas Marabraz (26º), Renault do Brasil (27°) e Colgate Palmolive (28º). 22 21 de agosto de 2017 - jornal propmark

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