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edição de 20 de fevereiro de 2017

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meRcado TV aberta

meRcado TV aberta mantém preferência nos planos de mídia com 55% de share Anunciantes movimentaram em 2016 um total de R$ 129,9 bilhões segundo a pesquisa da Kantar Ibope Media; houve queda de 1,6% paulo macedo pesquisa da Kantar Ibope A Media relativa ao ano de 2016, com métrica baseada nos preços plenos das tabelas de preços dos veículos de comunicação, ou seja, sem negociações, indica que a compra de espaço publicitário no Brasil movimentou R$ 129,9 bilhões (ver tabela) no ano passado, 1,6% inferior ao mesmo período de janeiro a dezembro de 2015. “Mesmo com a desaceleração da economia, os investimentos em mídia se mantiveram praticamente nos mesmos patamares do ano anterior”, comenta Rita Romero, diretora-executiva do Monitor do instituto. Entre os meios, a TV (aberta, paga e merchandising) segue como principal destino de verbas de mídia, atraindo mais da metade do total aplicado em compra de espaço publicitário. A TV aberta acumulou no período R$ 71,6 bilhões, crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior. A TV paga, com R$ 16,4 bilhões arrecadados, avançou 8,9%, e o merchandising, com R$ 7,9 bilhões, registrou o maior crescimento, de 14,5%. Aproximadamente duas mil marcas investiram em mer- O executivo Willy Haas comanda a área de negócios da Rede Globo de Televisão: TVs abertas concentram verba publicitária chandising durante o último ano. Em 2016, do total de 1.455 anunciantes deste formato, metade deles fez compras exclusivas no meio. De acordo com Rita, “o avanço no volume de ações em merchandising pode indicar um movimento de adequação da verba de mídia ao novo contexto econômico e às oportunidades que este formato oferece aos anunciantes”. A Y&R liderou o ranking de agências, com um faturamento bruto de R$ 5,9 bilhões. Na sequência estão a WMcCann Divulgação (R$ 3,7 bilhões); AlmapBB- DO (R$ 3,693 bilhões); Ogilvy (R,441 bilhões); Publicis (R$ 3,206 bilhões); Africa (R$ 3,054 bilhões); Leo Burnett Tailor Made, (R$ 2,866 bilhões); Havas (R$ 2,7 bilhões); e Talent Marcel (R$ 2,681 bilhões). InVesTImenTos em mídIa em R$ (000) Meio Jan a Dez/2016 % Jan a Dez/2015 % TV Aberta 71.616.459 55,2 69.961.861 53,0 TV Assinatura 16.407.050 12,6 15.064.924 11,4 Jornal 15.263.439 11,7 16.851.771 12,8 TV Merchandising 7.955.511 6,1 6.945.328 5,3 Rádio 4.894.977 3,8 5.173.378 3,9 Revista 4.737.082 3,6 5.386.908 4,1 Display 4.513.854 3,5 8.724.182 6,6 OOH 2.888.245 2,2 1.585.447 1,2 Search 1.197.832 0,9 1.640.247 1,2 Cinema 509.998 0,4 725.564 0,5 Total 129.984.446 100 132.059.608 100 Fonte: Kantar Ibope MKédia – Monitor Evolution 10 20 de fevereiro de 2017 - jornal propmark

Mulheres APRESENTA namídia CLAUDIA reúne as mulheres mais influentes do jornalismo, da publicidade, dos meios digitais e do entretenimento para discutir representatividade feminina na mídia em um evento inédito. Carreira: para as mulheres, a aparência conta tanto quanto a competência? Os homens dominam o hard news e as opiniões Jornalismo feminino e o telhado de vidro Representatividade nos meios digitais O papel das mulheres no entretenimento Os estereótipos na publicidade março São Paulo Acompanhe a transmissão dos painéis e debates, durante o dia inteiro, nas redes sociais de CLAUDIA. claudia.abril.com.br claudiaonline claudiaonline

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