Views
3 months ago

edição de 19 de junho de 2017

  • Text
  • Brasil
  • Jornal
  • Propmark
  • Junho
  • Marcas
  • Cannes
  • Dados
  • Sempre
  • Melhor
  • Digital

STORYTELLER

STORYTELLER Okeyphotos/iStock Como vender gato por cat O Banco de Imagem está criando um país que não existe LuLa Vieira Quando meus amigos mais de esquerda vêm me falar do mal que a Rede Globo poderia um dia ter feito ao país descaracterizando sua cultura e de certa forma pasteurizando suas diferenças regionais e unificando o acento no falar (sotaque), eu fico pensando: mal mesmo quem fez – e faz – é o Banco de Imagem gratuito. O Banco de Imagem, aquele que dá acesso ao uso de milhões de fotografias, está criando um país que não existe. E suas fotos estão na maioria dos sites, em milhões de outdoors espalhados pelo país, em incontáveis cartazes, folhetos e até mesmo material escolar, mostrando um povo que jamais viveu nesta terra. São lourinhos, de olhos azuis, todos os dentes, tratados desde a tenra infância, negros cuja única característica é a pele escura, geralmente de traços nórdicos, com roupas e atitudes que estão mais para Noruega, Suécia ou Dinamarca do que para a terra descoberta por Cabral. Dirá ainda o eventual leitor destas linhas: e isso é um mal que mereça figurar nas páginas desta tão importante publicação? Eu respondo que é sim, e continuo. O Banco de Imagem permite não só você criar uma nação irreal, mas também empresas irreais, entidades irreais e ambientes de trabalho irreais. Se eu criar da minha imaginação um Centro Cultural Lula Vieira e afirmar que realizo centenas de eventos destinados ao aprimoramento da sociedade brasileira, o Banco de Imagem me fornecerá, sem ônus, milhares de opções de fotos de auditórios lotados, pessoas diante de PowerPoint fazendo exposições aparentemente seríssimas, plateias entusiasmadas, reuniões, debates e painéis. Daí eu posso montar um site que de verdadeiro não existe nada, mas que a um desavisado vai parecer se tratar de instituição das mais meritórias. E o Centro Cultural Lula Vieira poderá existir de verdade, pois, com a maior desfaçatez, as fotos “meramente ilustrativas” passarão a validar qualquer mentira que eu queira escrever. Quem andar na periferia de nossas cidades, nos lugares mais sujos e inóspitos, vai encontrar painéis oferecendo planos de saúde e de assistência odontológica com enfermeiras sensualíssimas, sorrisos de top model e médicos e dentistas de jalecos impecáveis, atendendo um povo bem nutrido e bem-vestido, geralmente com uma criança feliz e sem picada de mosquito. E isso não custa nada, bastando baixar a foto na internet, colocar um texto tão falso como a foto e temos uma peça publicitária. E a moda pegou em todo lugar, até em propaganda governamental, de prefeituras, secretarias de estados e ministérios. Precisa ilustrar com alguma coisa? Para que pagar um ilustrador, fotógrafo ou modelo? Basta pegar uma foto na internet, sempre tecnicamente perfeita, e está resolvido o problema. A patuleia vê tanto filme americano que é capaz de acreditar que em Carajá da Fronteira o posto de saúde tem médicos louros, de terno e jaleco, e enfermeiras de coque prendendo os cabelos louros. Não tenho nenhuma ilusão que os consumidores passem a ter alguma desconfiança com um anunciante que ilustra sua mensagem com fotos irreais. Quem compra pílulas antibarriga merece levar de brinde uma foto falsa. Resta-me lamentar a quantidade de dinheiro que poderia estar nas mãos de modelos, fotógrafos e ilustradores que não estão indo para lugar nenhum. E mais: fazendo a propaganda brasileira perder seu vigor criativo, iludida com os baixos preços das “ferramentas de produção”, tão ilusórias como a maioria dos produtos que anunciam. Banco de Imagem e slogans em inglês. I am out. Lula Vieira é publicitário, diretor da Mesa Consultoria de Comunicação, radialista, escritor, editor e professor lulavieira@grupomesa.com.br 22 19 de junho de 2017 - jornal propmark

Nós We transformamos transforme your seu dream sonho em in realidade a reality on no paper. papel. “The “A qualidade quality do of paper papel e and o processo the printing de impressão process são nossas are our prioridades priorities para for the a melhor best delivery.” entrega.” Tiago Ferrentini - Executive Diretor executivo director Targeted Revistas magazines segmentadas Newspapers Jornais e Tablóides Tabloids Didatic Livros books Didáticos Catalogs Catálogos and e yearbooks anuários Paper Papel recycled reciclado Para For maiores more information, informações call ligue us on para +55 11 112065 0766 ou envie um or drop e-mail us para an email orcamento@referenciagrafica.com.br Rua Rua François François Coty, Coty, 228 228 | Cambuci, | Cambuci, São Paulo São Paulo - SP | - Brazil SP www.referenciagrafica.com.br

PROPMARK

Receba nossa newsletter

CADASTRAR

© Copyright 2000-2017 propmark o jornal do mercado da comunicação. Todos os direitos reservados.