Views
1 week ago

edição de 16 de abril de 2018

  • Text
  • Brasil
  • Marcas
  • Abril
  • Mercado
  • Publicidade
  • Propmark
  • Jornal
  • Marca
  • Anos
  • Campanha

we mkt

we mkt Marco_Piunti/iStock É seu, mas não é seu... “A renúncia é a libertação. Não querer é poder”. Fernando Pessoa Francisco alberto Madia de souza Lembra do tempo em que você tinha certeza de que o que você comprou pertencia a você: Pois é, não é mais assim. O que você comprou e pagou por é seu, mas, mais ou menos, depende, veja bem... Outro dia minha Smart TV Samsung me comunicou, apenas desconectando sem o meu consentimento e vontade, que a minha assinatura do Spotify não rodaria mais na TV que eu tinha absoluta certeza e convicção que era minha. Mas não era, ou melhor, era, em termos. Esqueci-me que as TVs inteligentes são movidas a programas, que esses programas têm dono. Assemelham-se, sob esse aspecto, mais a computadores, notebooks, tablets e smartphones do que às velhas e boas TVs que eram nossas de verdade e por inteiro. Agora o móvel é meu – oba! –, mas toda a inteligência, com exceção dos conteúdos grátis, os tais de canais abertos, inteligência que dá acesso ao digital, essa inteligência do meu TV inteligente pertence à marca da TV que eu acreditava que era minha, mas veja bem, mais ou menos... A minha TV é minha, o conteúdo da memória da minha TV é provisoriamente meu, mas a inteligência da minha TV é da Samsung. Isso a Samsung não me vendeu... e eu não sabia... E assim, há mais de seis meses, não consigo mais ouvir as minhas músicas e seleções na sala de minha casa. Só no celular e no escritório... A Samsung brigou com o Spotify e as minhas músicas emudeceram... E aí veio uma matéria do The Economist que tenta esclarecer tudo. Diz: “Desde o advento dos smartphones os consumidores vêm tendo de se conformar com o fato de que não controlam os softwares de seus dispositivos. Têm única e exclusivamente licença para utilizar e dentro de certas condições...”. E aí os exemplos foram revelando-se aos borbotões. Quem comprar um carro elétrico da Tesla, jamais poderá trabalhar para o Uber. O carro não roda. A Tesla não permite, porque a inteligência do carro é da Tesla. E quando você vai conversar com os fabricantes das traquitanas que você comprou e supõe que pertencem a você eles advertem: se você não seguir o combinado não nos responsabilizamos ou, pura e simplesmente, não vai funcionar... Outro dia tive um problema no meu smartphone Samsung e levei num lugar para consertar. E o técnico me disse que determinadas áreas dos aparelhos são bloqueadas pela empresa e ninguém consegue fazer absolutamente nada... Conclusão, compramos, mas não é nosso. Podemos, sim, mas, dentro de certos limites. De verdade, mesmo tudo o que temos é licença e permissão de transporte, posse e uso. Mas, definitivamente, não nos pertence. Um conceito novo e inimaginável de propriedade... Tá ligado? Tá, tô, mas, mais ou menos... Atenção, não se desespere. Mais adiante tudo será assim. Você estará na miséria, não terá mais nada. Graças a Deus! Livre, leve e solto para ser feliz! Já era hora! Vamos encher a cara juntos!!! Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing famadia@madiamm.com.br 50 16 de abril de 2018 - jornal propmark

Curtas Cinemax conecta publicitários em clube Os Cabeças Fotos: Divulgação O canal Cinemax, da HBO Latin America, criou a plataforma Os Cabeças, um clube de networking voltado para profissionais do mercado com o objetivo de conectar líderes e promover debates. O lançamento é nesta quarta (18). A ideia é que Os Cabeças funcione como uma rede social segmentada, mas que não se restrinja ao digital e promova também encontros presenciais. “Os desafios de agenda são imensos. Como TV, temos sido convocados, a todo momento, a criar projetos com as agências, por exemplo, integrando as marcas ao nosso conteúdo. A única maneira de expandir todas essas ideias é através da conexão, da comunicação”, comenta Renata Lorena Conceição, VP de ad sales da HBO Latin America. Renata Lorena: ”A única maneira de expandir todas essas ideias é através da conexão, da comunicação” WMccANN MuDA PLANejAMeNTO Luciana Padovani, nova VP da WMcCann Luciana Padovani, que atuava como diretora de planejamento da WMcCann, assume a posição de VP da área, que era ocupada pela executiva Debora Nitta havia 12 anos. A profissional vai ser head of agency do Facebook. “Seguimos assim a filosofia de reconhecimento, valorização dos talentos da casa e política de sucessão planejada, na qual eu sempre acreditei”, justifica Hugo Rodrigues, chairman e CEO da agência. “Sigo para um novo desafio, com a certeza de estar deixando um time muito forte e preparado para continuar trilhando o caminho da melhor entrega estratégica para todos os clientes da agência”, diz Debora. eSPM TeM MASTeR eM NeuROciêNciA A ESPM começa, em maio, um master em neurociência do consumidor. A proposta é unir conhecimentos sobre o cérebro e a biologia do comportamento com o objetivo de entender as suas aplicações no marketing. “Hoje a neurociência aplicada à compreensão das motivações e comportamentos de consumo, dentro de propostas também inovadoras de modelos e metodologias de ensino/aprendizagem, representa muito fortemente esta vocação da ESPM”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor nacional de pós-graduação lato sensu e educação continuada da ESPM. Like FeST ceLebRA cuLTuRA DigiTAL Uma parceria entre Rock in Rio, Digital Stars, Multishow e VIU resultou na criação do Like Fest, um novo evento de cultura digital com grande potencial midiático. O festival vai reunir criadores de conteúdo, players do mercado, fãs e marcas em abril de 2019, no Anhembi, em São Paulo. O embrião para a ideia foi inspirado na ativação Digital Stage, realizada no Rock in Rio. Nela, um palco específico no evento de música foi criado para receber influenciadores digitais e, desta forma, viralizar o conteúdo. APRO e SebRAe cAPAciTAM eM MT Débora Ivanov falará sobre fontes de financiamento O projeto Objetiva - Empreendedorismo em Foco, criado para capacitar empresários do setor audiovisual, será apresentado, no Mato Grosso, com um workshop realizado pela Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e pelo Sebrae- -MT (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso). O evento será realizado no dia 24, no Auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá. No evento, a produtora de TV e cinema e executiva da Ancine (Agência Nacional do Cinema) Débora Ivanov falará sobre as diversas fontes de financiamento e fomento, como o FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) e demais linhas da agência. Diretor e Jor na lis ta Res pon sá vel Ar man do Fer ren ti ni Editora-chefe: Kelly Dores Editores: Neu sa Spau luc ci, Paulo Macedo e Alê Oliveira (Fotografia) Editores-assistentes: Cristiane Marsola e Renato Rogenski Repórteres: Alisson Fernández (SP), Danúbia Paraizo (SP), Jéssica Oliveira (SP) e Claudia Penteado (RJ) Editor de Arte: Adu nias Bis po da Luz Assistente de Arte: Lucas Boccatto Revisor: José Carlos Boanerges Site: propmark.com.br Redação: Rua Fran çois Coty, 228 CEP 01524-030 – São Pau lo-SP Tels: (11) 2065-0772 e 2065-0766 e- mail: re da cao@prop mark. com.br Departamento Comercial Gerentes: Mel Floriano mel@editorareferencia.com.br Tel.: (11) 2065-0748 Monserrat Miró monserrat@editorareferencia.com.br Tel.: (11) 2065-0744 Diretor Executivo: Tiago A. Milani Ferrentini tferrentini@editorareferencia.com.br Departamento de Assinaturas Coordenadora: Regina Sumaya regina-sumaya@editorareferencia.com.br Assinaturas/Renovação/ Atendimento a assinantes assinatura@editorareferencia.com.br São Paulo (11) 2065-0738 Demais estados: 0800 704 4149 O PrO PMar k é uma pu bli ca ção da Edi to ra re fe rên cia Ltda. rua Fran çois Coty, 228 - São Pau lo - SP CEP: 01524-030 Tel.: (11) 2065-0766 as ma té rias as si na das não re pre sen tam ne ces sa ria men te a opi nião des te jor nal, po den do até mes mo ser con trá rias a ela. jornal propmark - 16 de abril de 2018 51

edições anteriores

Receba nossa newsletter

CADASTRAR

© Copyright 2000-2017 propmark o jornal do mercado da comunicação. Todos os direitos reservados.