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edição de 13 de fevereiro de 2017

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Mercado Nostalgia e

Mercado Nostalgia e tecnologia marcam lançamentos para Páscoa deste ano Depois de queda de 27% nas vendas em 2016, fabricantes de chocolate apostam em produtos com maior valor agregado para atrair os jovens Danúbia Paraizo Passado o ápice da crise econômica de 2016, responsável por despencar em 27% as vendas de Páscoa no ano passado, a indústria do chocolate está otimista para o comércio em 2017. Para reaquecer o quinto maior mercado do mundo no segmento, as fabricantes apostam em campanhas de TV para estimular o consumidor a sair de casa, além de lançamentos com maior valor agregado, para atrair, principalmente, o público jovem. A Páscoa, neste ano comemorada em 16 de abril, é a principal data do segmento no Brasil, responsável por produção de 14,3 mil toneladas de chocolate, o equivalente a 58 milhões de ovos, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). Apesar do crescimento de outras modalidades de consumo, como barras e bombons, o ovo continua sendo o grande carro-chefe das marcas no período. De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela entidade, 63% dos brasileiros têm o hábito de presentear familiares e amigos com chocolate na Páscoa, o que incentiva e desafia as fabricantes a desenvolverem opções inovadoras e estratégias para o PDV. Não à toa, mais de 80% das compras são decididas em frente às gôndolas. Segundo Ricardo Reis, gerente de marketing de sazonais da Mondeléz Brasil, apostar numa comunicação visual mais lúdica no ponto de venda ajuda o varejista a expor a marca com mais relevância, mas, antes disso, o shopper precisa ser convencido a sair de casa, daí o apoio de campanhas em mídias de massa. Líder no varejo há 20 anos, a Lacta estreia no dia 1º de março sua campanha nacional de Páscoa em TV aberta. A peça é assinada Kit de miniovos é convite para que pais e filhos curtam juntos a Páscoa Fotos: Divulgação 10 13 de fevereiro de 2017 - jornal propmark

Clássico dos anos 1980 e 1990, chocolate Surpresa ganha releitura para a Páscoa Ovo Troffon Sounds, da Cacau Show, vem com amplificador “A dAtA nAsce de umA trAdição, dessA celebrAção em fAmíliA, e buscAmos mAnter esse conceito” pela Wieden + Kennedy. Além das estratégias de comunicação, a Lacta aposta no resgate dos rituais de Páscoa, como a tradicional caça aos ovos. “A data nasce de uma tradição, dessa celebração em família, e buscamos manter esse conceito. A gente sabe que 80% dos consumidores ainda celebram a Páscoa com ovos, então grande parte da nossa aposta ainda é essa”, afirma Reis. O resgate nostálgico também está na estratégia da Nestlé, que, após inúmeros pedidos, relançou um de seus principais sucessos, o chocolate Surpresa. Para a Páscoa, o produto vem repaginado no formato de ovo, com cards de dinossauros colecionáveis. “Trouxemos o sabor mais próximo possível da fórmula original. O ovo Surpresa tem mais leite na receita que os outros. Não é a mesma receita porque a legislação brasileira e os ingredientes evoluíram nos últimos 20 anos, mas é um produto bem próximo”, diz André Laporta, gerente de marketing para Páscoa da Nestlé. Se, por um lado, a reunião familiar e o resgate à infância são algumas das estratégias dos fabricantes, na outra ponta estão os investimentos em brindes que aliam tecnologia aos produtos. O objetivo é fortalecer a presença de marca entre as novas gerações mais conectadas. Raquel Paternesi, diretora de marketing da Cacau Show, explica que o target está no centro dos negócios da marca, e lançamentos com recursos tecnológicos como o Truffon Sounds foi a forma encontrada para se aproximar do consumidor com relevância. O ovo de chocolate ao leite vem com amplificador de som que pode ser conectado em qualquer smartphone ou computador. “É um dispositivo que replica o formato de nosso produto icônico: a trufa. A gente quer que esse consumidor cresça e se identifique com a marca. O amplificador vai estar no dia a dia do nosso consumidor, assim como a gente deseja que nossas trufas também estejam”, explica a executiva. A Kopenhagen também chega com essa proposta este ano, com o lançamento de um game de realidade virtual que pode ser baixado em dispositivos Android e Apple. Para oferecer melhor experiência aos que consumirem os ovos Disney Minnie e Disney Mickey, uma máscara de VR vem com os produtos. “Temos como referência a busca por inovações ainda não trabalhadas por outros players. A gente sabe que hoje a criança está o tempo todo conectada aos aplicativos no celular, então unimos tecnologia sem perder a essência do ovo dragê, que é supertradicional”, ressalta Renata Moraes Vichi, VP do grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau. jornal propmark - 13 de fevereiro de 2017 11

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