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edição de 11 de junho de 2018

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especial copa do muNdo

especial copa do muNdo Gol aproveita momento de mudança na companhia e aposta em Neymar Voos históricos, mãe e cartões de embarque para jogadores foram algumas das ações geradas até agora para engajamento da marca Felipe Turlão especial para o propMArK Gol Linhas Aéreas é patrocinadora da seleção brasi- A leira e, este ano, fez um acordo também com o craque Neymar Jr. O investimento reforçado em marketing ocorre em um cenário de mudanças de produtos e serviços promovidas pela companhia, através da plataforma NovaGol que permite, por exemplo, a possibilidade de fazer o check-in por reconhecimento facial. Outras mudanças nos serviços da companhia que ocorreram foram o novo assento Gol+ Conforto, com mais espaço entre as poltronas para trabalhar, estudar ou descansar. E o sistema Gol Online de conectividade e entretenimento, com internet para ler e-mails, ver as redes sociais ou acessar gratuitamente os canais de TV ao vivo, filmes, desenhos e demais conteúdos, através do celular. “Em um ano importante como este, queremos aproveitar para reforçar esses atributos da empresa, e ainda reafirmar que a seleção, mais do que nunca, tem companhia na busca pelo hexacampeonato”, afirma Mauricio Parise, diretor de marketing do anunciante. A ação publicitária de maior alcance nos últimos meses foi a campanha publicitária criada pela AlmapBBDO, lançada em março. A ideia que permeou essa ação, bem como todas as outras da Gol nesse período, foi contratar Neymar Jr., mas colocar nas gravações outros personagens associados com ele, como o amigo e “parça” Gil Cebola e até um sósia, Gabriel Lucas. “Foi uma forma que encontramos de tangibilizar a importância que a companhia dá ao tempo melhor aproveitado de cada um dos seus clientes. Buscamos usar o tempo do craque de forma inteligente, para que ele pudesse treinar e se preparar ainda mais antes dos jogos”, relembra Parise. Sósia de Neymar Jr., Gabriel Lucas, foi uma das estratégias da Gol para mostrar a importância que a companhia dá aos passageiros “Em um ano importantE como EstE, quErEmos aprovEitar para rEforçar EssEs atributos da EmprEsa” tes, em cada um, representantes das cinco conquistas: Pepe, Mengálvio, Clodoaldo, Zetti e Luizão. A ação ocorreu no dia do amistoso entre Brasil e Alemanhã, em 27 de março. Em maio, a mãe de Neymar Jr., dona Nadine, protagonizou campanha da Hands, que mostra um game show onde ela prova que conhece tudo sobre o filho. Durante a convocação da seleção, em tempo real, a Gol criou cartões de embarque para todos os jogadores escalados. Além disso, em uma ação inédi- Divulgação Para fazer companhia a esse “grande tiro”, a Gol promoveu inúmeras ativações que buscaram, prioritariamente, o envolvimento com o público e, como consequência, despertar conexão emocional com as pessoas. A companhia promoveu voos históricos, onde os passageiros de seis trechos foram surpreendidos a bordo com uma viagem especial de cada ano que o Brasil foi campeão. “Foi muito positivo compartilhar esse momento e ver a reação de cada cliente ao entrar no avião. Distribuímos mais de 1.200 camisas da seleção brasileira e levamos cinco campeões do mundo para viajarem com nossos clientes, devidamente uniformizados com a camisa oficial de cada ano”, conta. Cinco voos da ponte-aérea Rio-São Paulo foram rebatizados com os números dos anos dos títulos brasileiros, 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Estiveram presenta, contratou quatro brasileiros para serem espiões da seleção e, dentro da proposta, preparar um relatório sobre os adversários do Brasil para que o próprio Neymar Jr. pudesse ganhar tempo em sua preparação. “Nosso processo seletivo foi realizado pelo LinkedIn e teve uma enorme adesão do público, com mais de 51 mil inscrições. Os espiões receberam treinamento interno e foram para França, Argentina e Espanha”, diz Parise. E, no último dia 7, a marca inaugurou o Portão Hexa, em Congonhas, com ambientação do caminho dos passageiros como se fosse um estádio, com imagens e som da torcida. A proposta é convocar os brasileiros a embarcarem na torcida pelo Brasil. Com essas fichas, a Gol amarrou sua comunicação, mas ela ainda não está completa. Parise promete ainda uma grande ativação, em São Paulo, para os próximos dias. 46 11 de junho de 2018 - jornal propmark

especial copa do mundo Hyundai incrementa globalização da marca com patrocínio à Fifa Montadora coreana marca presença desde o envelopamento do ônibus da seleção, promoções e a compra do Top de 5 segundos da Rede Globo paulo macedo Gigante coreana de vários segmentos de mercado, entre os quais o automobilístico, a Hyundai amplia sua reputação global com ações que incluem o patrocínio à Fifa no Mundial de Futebol desde 1999. E já garantiu lugar na seleção de anunciantes presentes na competição de 2022, que será realizada no Qatar. O futebol, e especificamente a Copa do Mundo, ajudou a montadora a consolidar seus processos de branding e ativação da sua marca. “A parceria com a Fifa agrega valor de percepção de marca e evidencia características como jovialidade, performance e proximidade. Além disso, houve um crescimento importante nos índices de lembrança, consideração e intenção de compra durante os períodos de Copa, o que reflete no volume de vendas. Em 2014, por exemplo, o nível de intenção de compra da linha HB20 cresceu de 38% em janeiro para 62% no final da Copa e a participação de mercado da linha HB20 saltou de 4,5% para 6,2%. Se forem considerados também os outros modelos da marca, essa participação aumenta para 8,1%. A ação também aumentou o engajamento nas redes sociais da Hyundai, que registrou 3,5 milhões de fãs, após o final da Copa. Tivemos uma média de 25 milhões de pessoas impactadas, além de mais de 1,8 milhão de interações. A marca foi 370% mais comentada durante o mundial”, explica o executivo Jan Telecki, gerente-geral de marketing da Hyundai Motor Brasil. O mercado brasileiro joga junto no time global da Hyundai, mas tem um plano tático próprio. “Em dezembro de 2017, lançamos a ação Be there with Hyundai para a escolha do slogan que estampa o ônibus da seleção brasileira, e recebemos mais de 27,6 mil inscrições, sendo o país que registrou o maior número de frases enviadas. Em 24 de maio, revelamos o slogan vencedor e seu ganhador: “Mais que cinco estrelas, 200 milhões de corações”, que foi criado pelo goiano Leonardo Bressan. A seleção foi feita por meio de votação popular realizar no site da Fifa e contou com a participação de fãs de futebol do mundo todo”, diz Telecki, que acrescenta. “Desde fevereiro, estamos promovendo ativações em nossa rede de concessionárias. Até o fim da Copa, todas as lojas da rede permanecerão decoradas com itens que remetem ao torneio, como a mascote oficial Zabivaka e os arabescos típicos russos”. No último mês de março a Hyundai apresentou uma série especial com o propósito de homenagear os brasileiros apaixonados por carro e futebol. A torcida teve como complemento um estádio virtual no qual “será feita uma competição mundial entre as torcidas para conferir qual é aquela que mais engaja participantes e estimula a sua seleção. O efeito das várias manifestações mixadas é muito envolvente e consegue transmitir Participação de mercado da linha HB20 saltou de 4,5% para 6,2%, após a Copa de 2014 “Em dEzEmbro dE 2017, lançamos a ação Be there with hyundai para a Escolha do slogan quE Estampa o ônibus da sElEção brasilEira” as sensações vividas em um estádio real. Essa ação conta com o depoimento especial de algumas “lendas” do futebol, entre eles o nosso eterno capitão do penta, Cafu”. A montadora adquiriu a cota do Top de 5 segundos da Rede Globo e marca presença no digital. “Desde março nos tornamos parceiros oficiais do Desimpedidos, maior canal dedicado ao futebol no mundo, com cerca de 6 milhões de inscritos. Por meio deles, engajamos nossos consumidores nas atividades pré- -Copa do Mundo da Hyundai e, durante o campeonato, teremos flashes ao vivo e ações de live marketing diretamente da Rússia. O time Desimpedidos também vai cobrir as atividades da marca lá, como por exemplo, o dia a dia dos ganhadores de nossas promoções. Até maio, atingimos mais de 120 milhões de pessoas por meio de iniciativas digitais para a Copa do Mundo, com grande destaque para os vídeos Desafios do Fred, no qual apresentamos nossa série especial HB20 Copa do Mundo Fifa, que teve mais de 20 milhões de views”, finaliza Telecki. Divulgação jornal propmark - 11 de junho de 2018 47

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