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edição de 11 de junho de 2018

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arEna do EsportE

arEna do EsportE Danúbia Paraizo danubia@propmark.com.br Lucas Figueiredo/CBF Fotos: Divulgação Café Com bola Quem passar pela loja do Octavio Café da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na capital paulista, verá estrutura completamente redesenhada para a Copa. A cafeteria ganhará gramado sintético, iluminação verde- -amarela, além de vestuário temático de seu staff para receber os torcedores durante os jogos. Haverá ainda menu personalizado com open bar e open food e DJ em dias de jogos do Brasil. Os fanáticos por café também conhecerão uma nova linha de blends inspirada nos títulos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 da seleção brasileira. Na compra do kit com os cinco tipos de café, o consumidor leva para casa duas canecas personalizadas. O projeto faz parte do plano de expansão da companhia e inclui veiculação de mídia no digital a partir desta semana comunicando a novidade. Atualmente, a rede conta com cinco unidades na capital paulista e em Campinas. Cara da torCida Durante o clássico Corinthians e Santos, na semana passada, a Samsung transformou torcedores em emojis. A ação, assinada pela Leo Burnett Tailor Made, faz parte da divulgação do recurso My Emoji, presente nos novos Galaxy S9 e S9+. Em quatro momentos da partida, imagens de torcedores foram capturadas e exibidas no telão em versão animada e digital. A ação teve parceria com o Estádio TV, canal de entretenimento ao vivo do Grupo Globo. “A ação de Emoji Cam no estádio de futebol foi criada para oferecer uma experiência interativa e divertida aos torcedores, demonstrando na prática como funciona o recurso My Emoji do Galaxy S9 e S9+”, afirma Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil. sinal abErto O SporTV vai abrir seu sinal durante 10 dias para todos os assinantes de TV paga. De 6 a 15 de junho, o acesso aos canais SporTV e SporTV3 será liberado para os torcedores. Durante o período, o público poderá acompanhar os dois primeiros dias da Copa do Mundo, com a cerimônia de abertura, e também o clássico entre Portugal e Espanha. O período inclui ainda cinco jogos do Campeonato Brasileiro da série A e nove partidas da Série B. Outros esportes também serão contemplados. Haverá a transmissão da Liga das Nações de Vôlei e o Grande Prêmio de Fórmula 1 – etapa do Canadá. Copa sonora Os torcedores que não abrem mão da tradição de ouvir as partidas de futebol pelo rádio estarão bem cobertos nesta Copa. O grupo Bandeirantes enviará 13 profissionais para as transmissões na Rússia para as rádios Bandeirantes e Bandnews, além de dedicar no Brasil pelo menos mais 30 pessoas. Suas emissoras contarão com um estúdio no International Broadcast Center (IBC), em Moscou. Com patrocínio da água mineral Sferriê, café Pilão, SIL Fios e Cabos Elétricos, SulAmérica Seguros e Ultrafarma, a cobertura do mundial inclui a transmissão ao vivo de 56 dos 64 jogos da Copa, além do acompanhamento do dia a dia das seleções, sobretudo a brasileira. As transmissões das rádios serão embaladas por uma música-tema, escrita por Jair Oliveira. A canção Aqui é Brasil tem produção musical de Oliveira e Simoninha. A cobertura das rádios para o mundial começou em junho de 2017, com as transmissões dos jogos da Copa das Confederações. Endorfina criativa Sempre gostei de me exercitar, talvez por minha origem. Nasci em uma fazenda onde as brincadeiras eram jogar futebol, pular corda, soltar pipa e pique-esconde. Hoje pratico alguns esportes, como bike indoor e musculação. O esporte ajuda muito, pois me sinto mais disposto para encarar as minhas responsabilidades. Sinto uma melhora na concentração, diminui o estresse e ansiedade. O meu dia rende muito mais”. Marcos Maciel, gerente de Marketing de Produto da Xerox Brasil 36 11 de junho de 2018 - jornal propmark

ESpEcial copa do mundo Seleção de anunciantes reforça torcida às vésperas do mundial Paixão nacional, o futebol é o centro das conversas de grandes marcas; PROPMARK escala 11 patrocinadores para apresentar suas estratégias Bruno Almeida adidas Marina Daineze Vivo Karina Ferreira budweiser Roberto Gnypek McDonald’s Eduardo Tracanella itaú Maurício Parise Gol Jaqueline Barsi Guaraná antarctica Jan Telecki Hyundai Taciana Lopes Visa Francesco Cibó Coca-Cola Pedro Adamy brahma Danúbia Paraizo real, oficial. A bola do evento esportivo de maior audi- É ência do mundo começa a rolar a partir da próxima quinta-feira (14), na disputa entre a dona da casa, a Rússia, e a Arábia Saudita, em Moscou. A cerimônia de abertura ficou para a mesma data, momentos antes do apito inicial. Apesar de o evento ser mais curto nesta edição, como adiantou o Comitê Organizador Local, a festa é tradicionalmente marcada por holofotes para as seleções e marcas que fazem parte do show. Mas a atenção voltada ao torneio vai além da abertura, permeando o consumo de mídia durante todo o mundial. De acordo com dados do Target Group Index, do Kantar Ibope Media, o futebol está entre os temas favoritos de 34% dos entrevistados que consomem mídia (televisão, rádio, revistas, jornais e internet) no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, o que equivale a 63 milhões de pessoas. A América Latina, aliás, ganha destaque pela histórica paixão pelo esporte. Levantamento do Twitter indica que as seleções do México, Colômbia e Brasil, respectivamente, são as mais populares da plataforma. Na internet ou nas mídias tradicionais, a Copa é o momento escolhido pelos patrocinadores para ampliarem sua presença na vida dos consumidores. Não à toa, a expectativa é que o torneio gere globalmente audiência de 3,4 bilhões. Em um esporte onde paixão dá o ritmo dos jogos, criar conexões emocionais genuínas com a torcida tem aparecido no topo da estratégia dos anunciantes. Ciente do impacto do patrocínio do mundial nos negócios das marcas, o PROPMARK escalou sua seleção de anunciantes que se destacam pelo trabalho construído ao longo de anos. O grupo é representado pelos executivos de marketing de Adidas, Brahma, Budweiser, Coca-Cola, Gol, Guaraná Antarctica, Hyundai, Itaú, McDonald’s, Vivo e Visa. Não há estreantes nesse time de craques. Todos cultivam pelo menos duas edições de relacionamento, seja com a Fifa ou com o Brasil. A fim de esmiuçar a estratégia de comunicação deles, ouvimos os executivos para entender o planejamento de campanhas, ativações e experiências para o mundial. Em comum, o desafio de emocionar com criatividade, se aproximando de atributos como credibilidade e superação. Os caminhos são diversos: desde a convocação de atletas da seleção brasileira e do próprio Tite como garotos-propaganda até o resgate de ídolos históricos como Pelé. Eventos-proprietários e experiências únicas, como a oportunidade de entrar em campo com os jogadores, também foram exploradas. O resultado com as principais estratégias dos patrocinadores pode ser conferido nas próximas páginas deste especial. jornal propmark - 11 de junho de 2018 37

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