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edição de 11 de janeiro de 2016

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consumo ARENA Creative/Shutterstock eBay Advertising mostra aumento na procura por anéis de diamante e taças de champagne, por exemplo, no início do ano Janeiro pode ser mês lucrativo para o varejo, aponta pesquisa Estudo realizado pelo eBay Advertising mostra "tribos" com mentalidades diferentes para compras pós-Natal Os profissionais de marketing precisam resistir à tentação de ver as compras em janeiro como sendo, primariamente, relacionada às promoções do varejo. Isso porque novos dados destacam que determinadas “tribos” estão com mentalidades diferentes que oferecem uma oportunidade potencialmente lucrativa para as marcas. O eBay Advertising baseou suas análises nos dados de uma pesquisa realizada em janeiro de 2015, mas disse que os três grupos identificados – compradores autoindulgentes, quem faz longas listas e compradores posteriores - podem estar em evidência neste ano. “Se as marcas identificarem mentalidades de diferentes compradores e usarem esse entendimento para ser relevantes, elas estão em uma boa posição para começar 2016 com um estrondo”, afirmou Nguyen Phuong, líder do eBay Advertising Reino Unido. A primeira categoria, os clientes autoindulgentes, representa as pessoas que se cuidam durante um mês tradicionalmente discreto após o período festivo. Por exemplos, os dados do eBay Advertising observaram um forte aumento na procura por coisas como anéis de diamante e taças de champagne durante a primeira semana do ano, reportou o The Drum. Para muitas pessoas, janeiro significa começar a planejar as férias de verão (para os países do Hemisfério Norte). Para os que fazem longas listas, a procura está não apenas nos destinos, mas também todos os itens necessários para a viagem. O terceiro grupo, dos compradores posteriores, é o oposto do primeiro, pois ele evita dívidas pela praticidade. As pesquisas, principalmente para produtos de linha branca, em especial máquina de lavar, saltaram em janeiro de 2015. Segundo Phuong, se as marcas puderem entender por que os consumidores se comportam dessa maneira, elas podem explorar isso através de uma previsão de público. Há sabedoria, segundo ele, em esticar os investimentos de marketing além da euforia pré-Natal para não só alcançar as tribos destacadas pelo eBay, mas também para os consumidores que estão se familiarizando e se conectando aos dispositivos móveis que receberam como presentes. 34 11 de janeiro de 2016 - jornal propmark

consuMo Millennials adoram testar todas as novidades que aparecem Tetra Pak divulga estudo que mostra que esse grupo de consumidor está sempre procurando novos produtos e serviços Divulgação 65% dos Millennials têM interesse eM testar novidades, de ópera a uMa escalada 84% possueM sMartphone e esperaM que as Marcas estejaM igualMente conectadas 41% estão dispostos a pagar Mais por produtos que faciliteM suas vidas 63% declaraM usar aliMentos e bebidas para dar Mais qualidade ao estilo de vida 53% afirMaM que gostariaM de fazer Mais pelo Meio aMbiente Millennials observam aspecto da embalagem, se o manuseio e o transporte são fácies e se é prático para beber e comer Claudia Penteado Millennials são jovens, exigentes e gastam cerca de US$ 600 bilhões por ano, segundo estudo global realizado pela Goldman Sachs e divulgado pela Tetra Pak. O levantamento aponta que o grupo está sempre procurando novos produtos e serviços. Nos Estados Unidos, 65% dos Millennials declararam interesse em testar todas as novidades, independentemente da área (de ópera a uma escalada), contra 39% de outras gerações. Outra tendência do grupo é a busca por refeições (comidas e bebidas) rápidas e simples. Cerca de 41% deles disseram que estão dispostos a pagar mais por produtos que facilitem suas vidas, sendo que facilidade e agilidade não são sinônimos de junk food. O grupo tem como foco a preocupação com a saúde, sendo que mais da metade (51%) evita fast food, e 63% afirmam escolher alimentos e bebidas que oferecem mais qualidade de vida e saúde. O estudo também apontou que os Millennials querem ser mais sustentáveis: 53% afirmaram que gostariam de fazer mais pelo meio ambiente. Além de serem compradores experientes que sabem bem avaliar o preço e a qualidade do produto, esta é a primeira geração que cresceu com a internet e o mundo globalizado, o que a tornou capaz de reduzir distâncias e realizar compras em outros países. Mais da metade deles têm amigos que vivem no exterior e 20% dedicam o seu tempo ao estudo ou trabalho fora do país. Millennials são mais dependentes da tecnologia e conectados que qualquer outra geração. Mais de 84% possuem smartphone e, com isso, esperam que as marcas estejam igualmente conectadas. Eles enxergam a atividade online como um importante complemento para o mundo offline, sendo que 54% declaram que as redes sociais contribuem para os relacionamentos com amigos e família. O estudo indicou que consumidores Millennials buscam cinco atributos-chaves nos produtos quando vão às compras, nessa ordem de importância: aspecto da embalagem, se o manuseio e transporte é fácil, se é prático para beber e comer diretamente, se a embalagem pode ser fechada novamente e se o produto é sustentável. No caso das embalagens, especial área de interesse da Tetra Pak, a sua conveniência é especialmente importante: elas devem ter tanto portabilidade quanto resistência, atributos pelos quais estão inclusive dispostos a pagar mais caro. jornal propmark - 11 de janeiro de 2016 35

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