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edição de 10 de setembro de 2018

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mídia Grupo Globo cria área para soluções integradas e gestão de dados no digital Time será liderado por Eduardo Schaeffer (ex-CEO do Zap), que tem missão de unificar os ativos digitais da companhia e potencializá-los Danúbia Paraizo Poucos meses depois de abrir ao mercado dados sobre os perfis de telespectadores da TV Globo, com a plataforma Milhões de Uns, o grupo faz novo movimento de integração e aproximação com marcas, agora com foco no digital. A companhia acaba de anunciar a nova área de Inteligência Digital, que tem como objetivo criar soluções integradas para anunciantes a partir da melhor gestão de dados de todas as plataformas na internet da empresa. E não são poucas as informações a serem analisadas. Somadas todas as plataformas do grupo são 94 milhões de usuários únicos/mês; mais de seis bilhões de impressões/ mês; 15 bilhões de views em vídeos, entre outros dados, que passam a ser avaliados de maneira integrada a fim de gerar novas oportunidades para anunciantes. Eduardo Schaeffer (ex-CEO do Zap) vai liderar o novo time que unifica os ativos digitais do grupo. Seu trabalho será o de junto com as empresas, agregar uma nova visão de utilização de dados e criação de oportunidades de negócios. “Nossa relação com os consumidores é, antes de mais nada, uma ponte fundamental para que nossos clientes tenham mais conhecimento dos perfis e tendências de seus públicos, obtendo melhores resultados em suas estratégias de comunicação. O Grupo Globo passa a ser, além do maior produtor de conteúdo, o maior provedor de dados do Brasil, apoiando efetivamente estratégias de negócio”, ressalta Schaeffer. O objetivo do executivo é também, junto às áreas de negócios do grupo, escutar o mercado, desenhar estratégias acompanhando a jornada do consumidor, medindo resultados e apoiando-se em análise Eduardo Schaeffer, diretor de Projetos Digitais do grupo Globo, e Alexandre Grynberg, diretor de soluções integradas de dados. Como exemplo, o novo pacote do Futebol 2019 da TV Globo já reflete essa estratégia de entrega, conectando a visibilidade multiplataforma com inteligência e gestão de dados. Para Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo, o novo time reflete uma necessidade do mercado: “Já estamos trabalhando de forma integrada em muitas frentes, porém faltava no grupo um time especializado na estruturação do conhecimento do público e no uso de dados, com foco no que temos de melhor e conectando os projetos de comunicação. Desta forma, nossas ofertas poderão ser desenvolvidas de acordo com o que os anunciantes estão precisando, integradas e sempre apoiadas na enormidade de dados que geramos diariamente”, afirma. As primeiras empresas do grupo a serem impactadas por esse modelo de atuação “SomoS uma criadora, produtora e diStribuidora de conteúdo multiplataforma e iSSo noS deu muitoS pontoS de contato” Sergio Zalis/Globo são a TV Globo, a Globosat e a Som Livre. O novo time já está atuando integrado às empresas. Para garantir essa nova entrega, o time já conta com a equipe que atuava na estrutura de mídias digitais da área de negócios da TV Globo e ganha o reforço das lideranças de Alexandre Grynberg (ex-VP de atendimento da AlmapBBDO) como diretor de soluções integradas, Dilton Caldas (ex iG e Zap) como diretor de negócios, e Eduardo Perez como diretor de data & analytics. “Somos uma criadora, produtora e distribuidora de conteúdo multiplataforma e isso nos deu muitos pontos de contato e conhecimento das pessoas. Agora, com uma inteligência digital que cruza e potencializa dados de todo o grupo, nossos clientes terão soluções ainda mais abrangentes e eficientes”, finaliza Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da TV Globo. 50 10 de setembro de 2018 - jornal propmark

MídiA Alê Oliveira Carta Global da WFA é pauta do ABA Mídia Marco Frade fez a tropicalização do conteúdo e ajudou na sua estrutura Paulo Macedo Sob o tema Presença de marca e engajamento, o ABA Mídia 2018, que será realizado em São Paulo no próximo dia 25, vai apresentar a versão brasileira da Carta Global de Mídia, projeto liderado pela WFA (Federação Mundial de Anunciantes) e com a participação do brasileiro Marco Frade, diretor do comitê de mídia da Associação Brasileira de Anunciantes e head de PR, digital e de mídia da LG. Segundo Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, Frade tropicalizou o conteúdo. O evento também vai debater o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e seus impactos no marketing. Esse tema terá a liderança da executiva Vanessa Villar, diretora jurídica da Unilever e da ABA. “Vamos tratar de temas relevantes para o mercado. Um dos painéis, o Personal Media Mix, vai debater a nova configuração de conteúdo”, resume Sandra. Também está previsto o lançamento do livro Atitude digital, de Flavio Ferrari. Entre os nomes confirmados estão Roberto Schmidt (Rede Globo), Amilcare Dallevo Neto (RedeTV!), Antonio Guerreiro (R7 e Record TV) e Herbert Zeizer (Globosat). Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, ressalta a discussão do GDPR jornal propmark - 10 de setembro de 2018 51

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